quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobre valores invertidos e ideias mirabolantes....



Hoje de manhã tive que combater um certo tédio enquanto esperava ser atendida numa repartição e peguei o jornal do dia, que estava exposto no balcão. Ao ler a primeira notícia, em letras garrafais, meu queixo caiu   tão para baixo que demorei para conseguir fechar minha boca novamente!


PB vai ganhar ambulatório para cirurgias de mudança de sexo...




Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não me importo se vai ou não vai ter um ambulatório para esses fins. Quem quer mudar de sexo tem todo direito a isso. MAS, o que me incomoda nessa notícia é simplesmente a clara demostração da falta de prioridade. A Paraíba tem por acaso um bom centro de referência para atendimento de problemas cardíacas ou AVC ? Não...não temos!!!

Temos algum ambulatório de bom atendimento para aqueles que precisam de diálise na Paraíba?? Para muitas pessoas que dependem desse serviço só se for com plano de saúde particular!


Basta um giro rápido no google, e encontramos todas as mazelas da saúde pública da Paraíba...taí a questão é : o que precisaríamos mais do que um ambulatório para fazer cirurgias de mudança de sexo? Mudança de sexo não é um problema periférico?? É algo que todos nós precisamos??...Porque podem me chamar agora de homofóbica o quanto quiserem, mas eu preferia ter um ambulatório bem equipado para hipertensos, pessoas com risco de AVC e infartes!

Eu gostaria que o HU da UFPB não estivesse no estado lamentável em qual se encontra!


Acham que essa notícia é velha? Então que tal essa daqui??


O fato inegável é : Há uma inversão de valores éticos ocorrendo no país como há tambem uma inversão de prioridades governamentais . Está tudo invertido e pelo avesso. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Filhos....uma aventura garantida!

Para compreender os pais é preciso ter filhos...(Sofocleto)



Bem que nossas mães, tias, avós, vizinhas e amigas avisaram....ter filhos é difícil! Na verdade "ter" não é bem o problema..."ter" filhos, muitos tem ate sem querer....cuidar e educar e se comprometer com o futuro deles, isso sim é a parte difícil! Filhos são uma bela caixinha de surpresas. Aquele pacotinho que entregam para você na saída da maternidade é um ser desconhecido, desde cedo cheio de personalidade, só que você não sabe ainda qual! A princípio, tudo parece tão simples. Comer e dormir e....sujar! Por mais fofinho/a  ele/a parece, as fraldas tem uma "linguagem" diferente! Te avisaram que você vai passar meses com camisas cheias de "golfadas" ? Pois é!



A comunicação também está longe da perfeição. No início você passa muito tempo tentando adivinhar porque seu pimpolho está chorando/gritando/berrando...as vezes você acerta "ah...cólica!"....as vezes você erra o diagnóstico e o berreiro aumenta de volume. Não subestime o poder de voz de um bebê e eles tem tempo e resistência...duas coisas que você não possui!
Coisas que você faz para agradar seu filho, podem ser um tiro pela culatra. Ate hojé tenho uma foto com minha filha aos berros nos braços do Papai Noel...e o Capitão Gancho do Peter Pan  também não foi um sucesso! Quem acredita que haverá um diálogo melhor com o filho depois, quando tiver "maiorzinho" se engana , e muito! Crianças tem o poder de ouvir somente aquilo que querem e ignorar tudo mais. Portanto você passará anos da sua vida tentando explicar que o fogão é quente, que a TV não pode ser lavada com uma esponja e água, que o cachorro vai morder se puxar o rabo dele, que os amiguinhos não podem jogar no laptop de trabalho do seu marido, que ele/a não vão poder ir para aquela festa que "todos" os outros amigos podem ir porque os pais deles deixaram, que o Natal é uma festa de família e por isso seria legal se ficasse ao menos para a ceia.
Você terá que ouvir muitas portas serem batidas com toda força e as vezes vai ser você que as bate!


Você vai explicar porque tem que estudar, porque vai ter que trabalhar, porque vai ter que fazer muitas coisas nada agradáveis, que ninguem realmente gosta de fazer, mas faz por responsabilidade. E esse vai ser seu maior desafio....ensinar responsabilidade.
Você vai tomar duchas frias de desagrado e raiva, mas também haverá banhos quentes de amor e carinho por vezes inesperados. Aquele abraço repentino com aquele beijinho fugaz, aquele elogio que só um filho sabe fazer " você é a mãe mais linda do mundo" ou " você é o melhor pai do mundo"....
Na verdade, ao entregar o pequeno milagre da natureza nos seus braços pela primeira vez, você estará iniciando uma viagem numa montanha russa emocional para o resto da sua vida. Noites mal dormidas para todo o sempre....primeiro por causa do choro, depois por preocupação. Quantas noites você vai ficar acordada esperando ele/a voltar daquela festa...se lembrando de outros pais cujos filhos nunca mais voltaram!
Filhos não são "nossos", são seres com personalidades independentes a partir do corte de umbigo, mas emocionalmente estamos colados neles. Mães de 90 anos com filhos de 70 ainda falam carinhosamente do "meu menino" ou "minha menina".
Claro que nem todas nós somos assim. Há todo tipo de mãe e a imagem de "rainha do lar" ou "super-mãe" é algo que só existe mesmo na propaganda de margarina. Nenhuma mãe de verdade acorda todo dia sorridente, nenhuma mãe aguenta birra por muito tempo.
Mas decidir ser mãe e pai é um comprometimento de longo prazo....ainda mais nos dias de hoje, que os filhos saem de casa numa idade que antigamente era tida como ridículo. Minha geração queria sair de casa aos 18, hoje em dia  aos 35 ainda morando com os pais deixou de ser algo "diferente"....virou rotina.
Preocupação também não é algo que você pode "desligar". Pensamentos invadem sua cabeça mesmo sem que você queira.
Há também algumas coisas que famílias podem ter que enfrentar, coisas que exigem muito de todos os envolvidos, se por exemplo um/a filho/a se envolve com drogas ou com os amigos " errados", quando a filha ainda adolescente engravida, quando o/a filho/a passa por um sério problema de saúde como o câncer...ou seja, uma série de problemas que ninguem pode imaginar ao segurar seu filho pequeno nos braços. E ainda bem que a alegria de ter um filho bloqueia todos os enredos das dificuldades futuras, senão já estariamos extintos. Não tem como fazer previsões muito exatas sobre o futuro e isso é bom, porque muitas vezes a vida nos surpreende agradavelmente.
Ter filhos também abre nossa mente e começamos a enxergar nossos próprios pais de forma diferente. Passamos a compreender e conhecer aqueles que por tanto tempo se esforçaram a dialogar conosco, sem que tivessemos muita paciência em ouvi-los. E eles respiram aliviados que finalmente estamos entendendo tudo aquilo que quiseram nos ensinar com tão pouco sucesso....só para logo em seguida trocar as cartas do baralho e nós ficamos novamente com barreiras de comunicação....sabem quando? Exatamente na hora que eles tentam interferir na educação dos nossos filhos! Eles passam a não entender porque nós queremos que nossos filhos não ficam assistindo TV ate a madrugada na casa deles, porque não queremos que eles  os mimem demais (para não estragar...hahaha)....e tudo começa de novo.  Diálogos truncados e discussões incansáveis, alguma raiva  e muito amor...então não se preocupem :




         É assim que a vida funciona...

sábado, 12 de janeiro de 2013

15 regras aprendidas !

1. Não há como salvar alguem de si mesmo!

2. Quando você começa a acreditar que todos ao seu redor são pertubados ou loucos, desconfie! Com muita probabilidade, o louco é você mesmo!

3. Nunca.....jamais compre um labrador se você tiver um jardim com cultivo de plantas ornamentais e raras! Um labrador não apenas é capaz de cavar buracos onde você depois pode assentar uma piscina de 6m x 3,50m, como ele também faz isso de preferência em locais onde você tem suas melhores e mais bonitas roseiras !

4. Acostume com o fato que em 99% dos problemas que acontecem na sua vida, você é, de uma forma ou outra, o principal culpado! E que você vai perder muito tempo precioso da sua vida tentando colocar essa culpa nos outros.

5. Quanto mais jovem você quer aparentar, mais velho você aparenta nos olhos dos outros.

6. Comentários sobre outros geralmente são mútuos. Enquanto você julga, eles julgam. A vida é uma plataforma de exposição  do que temos de melhor e de pior.

7. Desconfie das suas certezas. A vida é um lugar muito incerto, sua realidade é uma construção do seu cerébro e portanto você terá sempre um ponto de vista que você compartilha só contigo mesmo .

8. Seus filhos compartilham apenas o seu DNA, no demais eles são pessoas completamente diferentes de você, que te pertencem tão pouco quanto os teus vizinhos de rua.

9. Quanto mais alto e mais frequente uma pessoa afirma seus sentimentos e suas crenças, menos ela os sente e crê !

10. Bom senso e discernimento levam a uma vida longa e próspera.

11. Seres humanos precisam estar sempre na busca de algum objetivo ou sonho. A realização significa estagnação. Portanto é melhor que paz e tranquilidade sejam apenas um sonho e um objetivo a ser alcançado um dia num futuro distante.



12. Regras da vida são repassados dos pais aos filhos, há muitas gerações, mas todas elas só são assimilados ao vivo e em cores. Nenhuma dica dada é devidamente valorizada ate vivenciá-la e só depois disso, ela é compreendida em todo seu esplendor.

13. Você não é melhor do que os outros, você apenas é diferente.

14. Tentar entender o que está passando na cabeça de outro, é tempo perdido. Nós as vezes não compreendemos nem o que passa na nossa propria cabeça, quanto mais de alguem diferente. É mais eficiente tentar conviver com outros mesmo sem entender, somente aceitando que eles são diferentes e devem ter suas razões para agir da forma que agem.

15. A vida não é justa, nem ninguem prometeu que fosse. Aprenda a viver com isso da melhor forma possível.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Finitude repensada....



Há tempos que nos desafiam a pensar em nossa finitude. A maioria de nós não pensa muito na espada de Dâmocles que está pendurada sobre nossas cabeças, capaz de terminar a vida num instante, ate mesmo porque nossa vida sería muito complicada se ficássemos o tempo inteiro pensando na morte. A maioria das pessoas que me conhece, sabe que eu não acredito em Deus, e muita gente me pergunta:....Como um ateu lida com essa questão??
Gostaria então de mostrar como eu, sendo ateia, lido com isso.

Pensamentos  lúgubres  me acometem com mais frequência quando pretendo viajar de avião, durante o proprio vôo ou antes de subir numa gôndola de roda-gigante de um parque de diversões itinerante.
Essas ocasiões tem como efeito colateral, uma breve reflexão sobre a vida e a morte e levam a questões tanto profundas, quanto profanas como :

....será que vão sentir a minha falta, ou vão apenas procurar alguem que saiba cozinhar, passar e arrumar? Quem vai passear com o cachorro na minha ausência? E as plantas? Vão esquecer de aguar e as coitadas vão morrer....como eu ....porque esse avião não pára de tremer?????????
A vida é injusta! Tanta gente ruim que não morre. Preciso continuar viva para manter pelo menos um pouco de justiça....equilibrar a balança. Ou será que alguem me considera ruim também? Certamente. Ninguem é sempre bom e todos nós temos um lado pelo menos"encardido"!....O que é que eu fiz de bom nesse ano? Ajudei alguem? Fiquei calada quando foi preciso e falei quando havia necessidade? Ou fiz o contrário....fiquei calada quando deveria ter falado e falei quando devia ter ficado calada??E se eu de fato morresse agora...como será isso....morrer? Acho que não vou me lembrar depois de morta...não deve ser tão mal assim.-------------Sei não....como será que vão se virar em casa sem mim? Como meu marido vai ficar? Vai me substituir logo, ou vai ficar só por muito tempo? Acho que não!....E os meninos? Como vão ficar? Alguns já adultos, vão ficar bem, mas a caçula?? Ai que saudade...e nem morri ainda!!!! Porque é que é preciso sobrevoar toda floresta amazônica para ir pra São Paulo??? Ihhhh....aquele avião da GOL foi horrível....não quero morrer assim não! Que tal na cama...dormindo....hmmm! Detesto quando escuto estalos ...ate parece que o avião é de plástico. Quero dormir! Tou com fome....se a aeromoça tá despreocupada, também não preciso ficar encucada!! Quero tomar uma coca-cola bem gelada....com gelo extra! Tomo refrigerantes demais....se eu sobrevivo esse vôo, vou diminuir....senão vou ter problemas de saúde na minha velhice. Será que eu vou ficar bem velha ?Cheia de netinhos? Sería legal....




Enfim....citando Peter Pan : A morte para mim, será uma grande aventura!
Não a temo, sei que ela vem para todos.
Na morte seremos iguais.
Prefiro pensar na vida!!!

Iniciando o ano inconformada



Hoje inventei de ir para Recife! Logicamente, e esperadamente, a estrada estava cheia...tanto na ida, como na volta. Particularmente a volta da tarde foi um inferno, já que havia ainda mais carros do que de manhã. No meio do caminho, numa cidadezinha a beira da estrada chamada Goiana, havia uma obra que interrompia o fluxo dos automóveis e ficamos exatamente uma hora e oito minutos nesse engarrafamento. Havia duas pistas, com os veículos parados, por isso muitos engraçadinhos achavam que andar na via do acostamento, sería o certo...o que é proibido em qualquer país sério (o que obviamente não é o caso no Brasil!) Ora, será que não percebem que essa atitude egoísta deles atrasa e dificulta ainda mais o fluxo já lento??? Porque lá na frente, eles não podem passar, igual aos demais motoristas....então pedem para entrar na fila correta, tomando a vez de todos aqueles que estão na via certa! Será que só eu me chateio com isso? Na Alemanha também tem gente assim...mas também há motoristas e caminhoneiros, que ficam bem no meio para impedir a passagem dessas figuras nocivas! Infelizmente não vejo isso aqui!
Tirei uma foto de pelo menos dois deles.....meus desejos para o novo ano para esse tipo de gente?? Dores grandes de barriga com enxaquecas demoradas!!!



*************************************
A imbecilidade casada com uma total falta de capacidade de "pensar em outros" , também reinou na minha vizinhança nessa virada do ano. Nessa foto, vocês podem ver o lixo que os fogos de artifício causam, e que eu encontrei no meu quintal! O que simplesmente significa, que meus vizinhos resolveram soltar seus "rojões" no quintal deles em vez de soltar na rua! Assim então, apavoraram meus animais de estimação que estavam justamente no quintal, por ser normalmente o local mais tranquilo da casa, quando o barulho maior está na rua! Além deles terem sujado o meu jardim! Desejo para eles nesse novo ano, muitas dores de barriga e enxaquecas profundas!
Pronto! Falei!!! E não retiro!!!