quarta-feira, 26 de junho de 2013

Heróis na minha vida ...

Todos nós precisamos de pessoas em nossas vida, que nos inspiram, que são exemplos a serem seguidos, que são especiais. A maioria de nós, recorre na busca de ídolos e mentores, aos grandes nomes da história, como Nelson Mandela, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Steve Jobs, Albert Einstein, Marie Curie e muitos outros....
O mundo tá cheio de pessoas interessantes e inspiradores!

Marie Curie
Nelson Mandela


Eu prefiro exemplos mais "palpáveis"....os que não tem tanta fama, mas vidas interessantes e especiais, pessoas bem reais e próximas.
Tenho o privilégio de ter algumas dessas pessoas inspiradoras na minha vida. 
Pessoas que de alguma forma moldaram e influenciaram a minha visão do mundo.
Criaram fundamentos, me deram base, me deram ideias e ideais, um passado e um futuro.
Eles são o meu patrimônio mental e emocional.
Eu gostaria compartilhar os meus "heróis" com vocês, e ao mesmo tempo quero motivar vocês a fazer o mesmo! Compartilhem com suas famílias e amigos, os heróis da sua própria vida. 

Duas pessoas especiais se destacam na minha lista de personagens inspiradoras.
A primeira, sem dúvida, é o meu pai. As palavras que melhor o descrevem são : implicante, questionador, incansável, perspicaz, sensato e uma força da natureza!



Teve uma vida bastante difícil , passou por duas guerras mundiais, profissionalmente versátil, trabalhou como massagista, cavador de poços (no Brasil), mascate, ator, jornalista, promotor de vendas e diretor de teatro .
Numa idade em qual muitos já sonham com uma aposentadoria, ou seja, aos 64 anos, ainda decidiu abrir um bar, já que na idade dele, era difícil encontrar um emprego numa empresa ou numa loja e ele precisava ainda trabalhar porque tinha uma família para sustentar. 
O bar não foi uma das suas melhores ideias e ele faliu. 
A vida não parou e ele muito menos! Ele se recompôs e decidiu montar um teatro intinerante, apenas com a cara e a coragem, algo que já tinha sido o "negócio da família" em outras épocas. Isso sim, deu certo e ele trabalhou com o teatro até fazer 75 anos. 
Viver num lugar mais quente era a próxima meta e assim a nossa pequena família foi parar no Brasil, com mala e cuia, um cachorro e uma tartaruga...
Mudanças, na visão dele, nunca tinham um tempo específico ou certo para acontecer. Nenhuma idade ele considerava um obstáculo válido! Ser "novo" demais pra ele não existia, já que ele mesmo aprendeu a ler com 3 anos, viajou sozinho de trem aos 7, vendia coisas no mercado negro aos 10....ser "velho" demais idem! Quem determinou os parámetros, foi ele mesmo e mais ninguem. Conceitos de terceiros eram lapidarmente ignorados !
Ele sabia que oportunidades podem surgir do nada e nunca era tarde demais para começar algo totalmente novo.
Em 2004, aos 94 anos de idade, ele embarcou na sua última grande viagem e aventura, rumo ao desconhecido mundo do além...

A segunda, sem dúvida, é a minha sogra, que ainda é novinha em relação ao meu pai, mas também já trabalhou muito e é incansável !




As vezes apelidamos ela de "tanque de guerra", "inderrotável" ou simplesmente de "guerreira"....pois ela é tudo isso!
Em épocas que mulheres pensavam apenas em casar e ter filhos, ela queria se formar, queria trabalhar e ter uma vida independente. Estudou e se formou no Rio de Janeiro, longe da família e a contragosto dos pais. Casou e trabalhou durante algum tempo escondido do marido. Ironicamente, naquelas reviravoltas que a vida costuma dar, houve depois uma fase na qual ela ficou responsável pelo sustento da família : quando o marido foi perseguido e afastado da função dele como professor universitário durante a ditadura militar! 
Sempre cuidou de tudo e todos com muita dedicação, muito carinho e de forma incansável.
Durante 30 anos formou profissionais de saúde como professora universitária, e até hoje em dia, ela é uma referência para a maioria deles.
Teve tristezas profundas, muitas perdas, desgostos amargos e grandes decepções, mas ainda assim, nunca se entregou, nunca desistiu e nunca ficou pra baixo, por mais que o mundo conspirasse contra ela. 
Nas horas mais difíceis, ela respira fundo, ergue a cabeça e peita o contratempo! 
Hoje ela ainda tem forças para criar uma bisneta, voltou a estudar e se formou em psicanálise. Profissionalmente pensa em abrir em breve um consultório e dar assistência a pessoas de terceira idade. Continua a fazer cursos e pensa em fazer uma especialização ! 

Vive la vida loca!


Sempre quando estou cansada e desanimada, essas pessoas me inspiram a tentar tudo novamente, a não me deixar abater, a continuar a batalha. Graças a eles sei, que o mundo é como o mar, as vezes calmo, as vezes revolto. Quando me sinto num barco a deriva ou quando me desanimo na calmaria, os exemplos de vida dos meus heróis, passam a ser meu farol, constantemente piscando e assim mostrando por qual caminho devo nadar, que sempre há um bote salva-vidas e tudo dará certo no final.




segunda-feira, 24 de junho de 2013

"Ninguem me representa"...ou..."Como ter uma opinião própria em 13 lições"

Frequentemente algumas pessoas me hostilizam porque me posiciono contra a opinião deles sem assumir abertamente o lado oposto....explicando melhor, quando falo que não gosto do PT, eles falam que devo ser PSDBista então e eu aviso que não sou e isso irrita eles profundamente...quando falo que não gosto do socialismo, dizem que sou reacionária, capitalista e fascista e eu falo que não sou nada disso...o que deixa eles muito chateados também! Sinto então a necessidade para esclarecer as dúvidas em relação a minha posição......


Bolsa família não é algo ruim a princípio, quando por exemplo tiver regras mais claras e uma limitação, creio que não há maiores problemas com a existência de um programa de ajuda para os mais necessitados. O que eu não aguento, é o fato que isso na verdade serve apenas para eleger ou reeleger um/a presidente.


***

Não gosto do comunismo. Não gosto por diversas razões. Uma dessas razões é o fato que o comunismo não funciona bem para ninguem. É pra deixar todos iguais, mas porque é que todos tem que estar igualmente pobres??



***

Não, eu também não gosto do turbo-capitalismo. Um sistema puramente capitalista é tão falhoso quanto o comunismo.



***

Por muitas razões, também não gosto da ideia de um regime militar. A ditadura militar NÃO foi boa para o Brasil e muito menos para os brasileiros. Eu sei, eu sei...tem gente saudosa, que nostalgicamente acreditam que na época da ditadura, as coisas eram muito melhores...mas isso não é real. A ditadura militar foi algo muito, muito ruim e ate os dias de hoje temos problemas por causa disso!



***

Eu não aturo o Lula e nem a Dilma. Há uma série de coisas que ambos não acertaram...e tá aí a bagunça. Embora o Ibope mostra uma boa aceitação pública do governo de Dilma, as manifestações mostram de forma bem clara, que estar contente, é outra coisa!
O governo petista sabe fazer propagandas lindas, que mostram um Brasil rico e sem problemas...nas propagandas não há buracos nas ruas e estradas, nas propagandas todo mundo é feliz, os hospitais estão limpinhos, bem cuidados e cheio de gente ...ehh...saudável! As escolas funcionam muito bem, os alunos estão diciplinados e não há quase mais nenhum analfabeto...graças a maquiagem de alguns números. O transporte público então...nossa! Tá em excelentes condições...nenhum onibus cheio, todos sentados....ate parece o famoso primeiro mundo. Coisas ruins são apenas mostrados quando é pra criticar o concorrente.



Para mim, o governo petista se mostrou ineficiente. Pra mim, o governo petista só sabe tapar buracos e colocar esparadrapos. Nenhum dos grandes problemas de estrutura e base foram vistos ou resolvidos e nem ao menos houve a tentativa de se resolver. E sem consertar a base, continuamos num mato sem cachorro, sem gato e sem ao menos ter um mísero hâmster!
Chamar médicos estrangeiros?? Sou a favor...mas eu também sou a favor de abrir as porteiras de maneira geral para qualquer profissional, de qualquer área! Isso vai resolver os problemas crônicos da saúde pública?? Claro que não!! E nem é isso a razão pela qual a presidenta quer fazer isso. Vocês que não se enganem. Ela não faz absolutamente nada para a população sem segundas, terceiras e quartas intenções...e a principal e primeira delas, é agradar o governo cubano! A segunda é a eleição no ano que vem....


***

Não, eu não sou a favor do passe livre....é como pedir também que os Taxis passem a levar o pessoal de graça. Mas de outro lado, o transporte oferecido pelas empresas é tão ruim..., mas tão ruim....que nem 0,50 R$ deveria custar! Baixar apenas 0,20 R$ é muito pouco.




***

Não sou a favor das cotas. Acho que cotas atrapalham mais do que ajudam.



***

No PSDB há bons políticos sim...há tambem bons políticos no PT....há bons políticos em todos os partidos....mas isso precisa ser bem observado primeiro. Se um político faz um pacto com o ilícito, ele pode ser do partido que for, meu voto não terá! Lula abraçando Maluf e Sarney? Pra mim morreu!
Gente reconhecidamente corrupta? Pra mim morreu!
Não voto em figuras que não se dão o respeito!



***

Sou absolutamente contra o voto obrigatório! Ele deveria ser abolido! Isso deveria ser uma prioridade dos manifestantes.




***

Eu gosto do capitalismo com uma certa ideologia social. Gosto da liberdade, mas não em excesso.
Devemos ter a liberdade de trabalhar e ganhar o que é possível, mas é necessário ter programas sociais e num país rico, isso não deveria ser algo tão difícil!
Sou a favor da diminuição da rede privada de ensino, junto com a melhora da rede pública...porque somente quando a classe média alta volta a colocar seus filhos na rede pública, como era ANTES da ditadura militar, o Brasil volta a dar as mesmas chances tanto para o filho da empregada, como para o filho do empresário ao mesmo tempo. Só assim podemos diminuir as diferenças sociais e isso é na verdade o que deveria ser nossa meta final.



***

A Copa foi um grande sonho dos brasileiros durante décadas. Os problemas com a saúde pública e todo resto, não são nenhuma novidade para aqueles que prestavam atenção nos jornais e na realidade. Se a Copa tá pra acontecer, agora não há mais sentido nenhum de reclamar e dizer que não deveria ter mais. Se a Copa já trouxe prejuízos, acabar com ela vai trazer mais prejuízos ainda!


***

Manifestações? Eu sou a favor, quando há um objetivo muito claro e possível de se resolver.
Atualmente não vejo muita objetividade nos protestos. O que vejo é um descontentamento geral, que há muito tempo tem sido divulgado nas redes sociais sem que tivesse alguem com a coragem pra chamar para briga. Portanto nem se pode falar em "o gigante acordou"....ele acordou há muito tempo, mas tava sem coragem para dar o primeiro passo. Agora ele aproveitou a hora e a oportunidade, mas ele quer algo completamente diferente daqueles que se levantaram primeiro. E eu acho certo, certíssimo, que não querem bandeiras de grupos políticos nisso tudo! As organizações políticas que levantaram a voz no início não tem nada a ver com aqueles que ainda estão nas ruas.
Eles sim, tinham uma meta e um objetivo certo...e na verdade conseguiram o que queriam....mas os outros estão aí ainda porque eles estão fartos dos políticos em geral e em especial, com todas as suas tramóias, sua corrupção, sua sem-vergonhice e sua falta de ética! Portanto, queridos "carregadores-de-bandeiras-políticas", o restante da população está farta de vocês e aquilo que vocês representam!




***

Então minha gente, creio que não me encaixo bem na ala reacionária, mas certamente também não faço parte dos socialistas....prefiro o meio termo....e sim...o meio termo existe!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Saudades !

Sinto sua falta.

A saudade me assalta repentinamente. Não sei dizer porque justamente agora, nesse instante.
As vezes ao dirigir o carro ou naquele momento em qual tranco a porta da casa ou enquanto lavo a louça.
Não posso dizer que vivo num permanente estado de tristeza, mas nesses momentos especiais, fico  com meu coração apertando, sentindo a distância, a saudade,  a finitude e a impermanência de tudo que há na vida.


Estavamos vivendo muito longe uma da outra durante seus últimos anos e ainda assim estavamos próximas, pois eu ligava todos os dias, isso era nossa rotina e nossa tradição. 
Com você eu podia falar horas no telefone, as conversas eram variadas....artistas, família, os livros mais novos que você leu, um pouco de política, suas aventuras e lembranças do papai, um pouco de fofoca ....eu sinto tanta falta disso que me pego indo em direção ao telefone pra ligar, embora sei que no lugar em qual você está, não há qualquer meio de comunicação ... mesmo com toda nossa tecnologia moderna !



Você me fazia sentir criança ainda, embora já fazia muitos anos que eu não podia mais me considerar uma, mas na sua casa, eu voltava a ser.
Você corria para me mimar um pouco e eu podia fazer o que queria, assistir TV, conversar, dormir na rede e comer meu lanche preferido que só você sabia fazer daquele jeito e com aquele sabor.
Ate brigar um pouco, a gente brigava....
Mas o que deve ficar bem claro : Nossas brigas eram por bobagens e a gente ria um bocado ainda na mesma hora....você fazia um beicinho e eu não aguentava ficar braba....as vezes era vice-versa e quem fazia o beicinho, era eu ! Tudo terminava num abraço, como deve ser.




Nem tudo na nossa relação mãe e filha eram rosas e nem podia ser diferente, já que você travava uma batalha árdua durante anos da sua vida, contra um demônio que te atormentava constantemente...o alcool.
E apesar do fato, que essa batalha trouxe uma nuvem negra que assombrava nosso relacionamento, posso afirmar que não havia mais mágoas em relação a isso. O carinho e o grande amor que você emanava, compensava as faltas que você cometeu e mesmo com todo tipo de dificuldade, você me fez aprender muitas lições de vida.




Assim aprendi a ser realmente tolerante, porque você me mostrou o que isso significa na vida real e não apenas na teoria cinzenta de um livro de sociologia, nem você precisava de citar filósofos ou Freud....você simplesmente foi o exemplo vivo do significado da palavra!
Você me mostrou o que é fraqueza e também como é possível surgir força nos momentos mais inesperados.
Tentando proteger você de você mesma, eu aprendi a ser uma protetora e também a me preservar.
Aprendi a não me deixar abater muito fácil por nada que acontece mantendo meu bom humor, porque sei que o riso as vezes é aquele pedacinho que impede você a perder a sua sanidade...rir de todo coração, da circunstância, da adversidade e de você mesmo é um santo remédio!
Aprendi que respeito mútuo é uma questão de esforço. O respeito necessita de conquista, ele não aparece do nada ou por nada.
Aprendi que sempre há um futuro e que ninguem permanece o mesmo para sempre. Hoje eu sou uma, amanhã serei outra e a única coisa que podemos fazer é,  tentar melhorar.

Sempre nutri um certo orgulho de você , misturado com uma pontinha de tristeza por ver, que você não se realizou da maneira que podia ter sido. Sua carreira como artista que você largou, por exemplo.




Mas mesmo que você não realizou todas as suas metas na vida, muito permaneceu e passou para outra geração, seus talentos continuam presentes na nossa família e você certamente curtiria saber, que pelo menos uma das suas netas usa seus vestidos num palco e estuda os mesmos papeis das mesmas peças que você gostava e apresentava....
Você igualmente acharia graça em saber, que todos nós temos saudades da sua torta de maçã, dos seus pães com tomate e cebola, suas panquecas e saladas de batata e tomate, que só você temperava daquele jeito.





Sentimos todos a sua falta !
Falta das brincadeiras, das conversas, do seu amor, do cheiro do seu perfume, da sua comida deliciosa, da sua cabeça dura e as discussões que isso provocava, do seu grito de guerra: " a vida é bela!", das suas opiniões, da sua forma carinhosa de tratar a todos, dos pacotinhos que você dobrava das notas de 2 Reais para em seguida distribuir para os entregadores, do correio, do gás, das compras e de outros prestadores de serviços, mendigos e pedintes, da sua gentileza com quem quer que fosse....você era especial.

Não pude estar com você nas suas ultimas horas, nem eu e nem você sabia que o tempo estava se esgotando. Por mais que se sabe que o fim está sempre presente, a maioria de nós não vive nessa consciência permanente, ou pelo menos pensamos isso só em relação a nós mesmos....os nossos amados são imortais, ou pelo menos deveriam ser! O seu fim me pegou de surpresa e creio que ate você nem imaginava que isso estava acontecendo. Você assim teve o que você queria : nada de longos sofrimentos, algo rápido, a queda da cortina no meio da peça...
Sobraram as boas lembranças e sua presença passiva nas coisas que você deixou para trás.
A saudade está aqui e não vai embora, porque sua presença foi marcante e isso não é algo que todos conseguem .


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Rótulos ...

Seres humanos gostam de simplificar as coisas. Uma das formas que encontraram para fazer isso, é dar algum "nome aos bois".
Uma coisa que tem nome, um comportamento nomeado, tudo isso facilita nossa vida, porque ajuda a organizar e homogenizar nossos pensamentos. Nomearam e rotularam por exemplo, os diversos distúrbios mentais. 
Antigamente, as pessoas eram taxados apenas como "loucas", ou  "doidas", já hoje em dia, graças a psicologia e psiquiatria moderna , cada "doidice" tem um nome específico, o que contribuiu sensivelmente para a percepção de haver hoje em dia muito mais gente perturbada. 
Faz parte da nossa vida atual de ser bipolar, ter a síndrome TDAH ou ter pelo menos alguma fobia interessante, da "abissofobia" ate a "zoofobia" tem de tudo, basta escolher!




Outro exemplo de nomear para descomplicar a vida, só que conseguindo o inverso, foram as rotulações "machista" e "feminista".
A princípio algo tão fácil : Se o seu eixo de pensamento gira em torno do "homem" e do universo masculino, então você é machista....se o eixo do seu pensamento gira em torno da "mulher" e do universo feminino, você é feminista.
Mas, em vez de simplificar, as duas palavrinhas trouxeram a maior confusão para muitos e o que podemos observar hoje, é que pouca gente sabe o que de fato é "machismo" e "feminismo" e em alguns casos essa rotulação serviu a propósitos inimagináveis. Um exemplo? Conversa numa família somente constituída por uma mãe com sua filha ...

Filha : Mãe, você já lavou minha calça jeans que eu deixei na cesta de roupa suja?
Mãe : Não, não lavei !! Porque você não lava voce mesma ? Você é muito "machista" porque pensa que só porque sou sua mãe, devo lavar suas jeans !

Como é isso? Se trata de duas mulheres , onde é que entra o "machismo" nisso?? Na realidade o exemplo acima apenas trata da preguiça  ou da falta de tempo ou da falta de vontade, mas como isso são colocações um tanto auto-acusadoras, é mais fácil botar a culpa num imaginado "machismo"  externo.



Tenho observado, que algumas pessoas usam a palavra "machismo" para não precisar fazer suas mais básicas tarefas "humanas". Não fazem o que devem por ser coisa do "machismo" ou também do "feminismo" e o que termina faltando é o tal do "bom-senso".

Rótulos que se usam indevidamente e em excesso, perdem seu sentido, seu foco principal e também a sua força.
Eles são práticos, mas devem ser usados com muita cautela, porque uma das grandes desvantagens da rotulação dos nossos comportamentos, é uma visão estreita do mundo que nos cerca. 
Invés de ter uma perspectiva ampla e diversificada da vida, passamos a ver tudo de forma  "bifocal" : ou tudo é preto, ou tudo é branco. 
O mesmo fenômeno podemos observar tanto na política , como também em questões religiosas. Há uma tendência brasileira de se enxergar os acontecimentos políticos e religiosos apenas por duas lentes, "os reacionários" e "os esquerdistas", preto e vermelho como também os "crentes" e os "ateus".
Se estou descontente com um desses lados, devo pertencer ao lado oposto!  E esse lado oposto não pode ter de maneira alguma argumentos interessantes, justamente e apenas, por ser o lado oposto!
Não pode haver um caminho do "meio", porque o "meio" é um "limbo", algo indefinido e portanto inexistente. 

Essa forma de pensar em linhas claras, definidas e castradas, dificulta tremendamente qualquer diálogo frutífero e piora ainda mais quando ambos os lados se fundem com outras ideias,  como no caso dos "religiosos reacionários" ou dos "ateus esquerdistas". 
O supra sumo da loucura em massa !

Precisamos rever nossos conceitos,  aprender a dialogar e aprender a pensar fora das rótulações óbvias para conseguir enxergar o mundo de forma menos tolhida.



terça-feira, 18 de junho de 2013

Eu estou farta ...



Estou farta de ser rotulada, num país que nem sabe direito o que é política, de ser da "direita", só porque não consigo ver o mundo através dos óculos cor-de-rosa que deram aos eleitores do PT.


Estou farta de ser xingada por pessoas da classe média, por pertencer a classe média !


Estou farta de ter gente que quer me "representar" , embora não quero ser representada por ninguem !


Estou farta de pagar um horror de impostos e ainda assim ter medo de sair na rua por falta de segurança pública, não ter uma BOA escola pública de qualidade para meus filhos poderem estudar, ter que pagar um plano de saúde particular pra não ficar nos corredores e filas do SUS e não poder sair de casa sem cair num buraco, num bueiro sem tampa ou um calçamento destruído.


Estou farta que as pessoas querem abafar meus gritos de raiva com suas festas barulhentas, que mostram a "alegria" adocicada do povo, embora acho que deveriam gritar juntos comigo, em vez de dançar !


Estou farta de ouvir políticos demagogos, que falam sem dizer nada, que gesticulam sem significado algum e que no final ficam brincando de espalhar verbinhas para seus amigos que os apoiaram durante as eleições !


Estou farta de ser "obrigada" a ter o "direito" de votar! Ora, se tenho o direito, também tenho que ter o direito de não votar! Ter o direito e ser obrigado a algo ao mesmo tempo não tem sentido nenhum !

Estou farta das festas, que aparentemente são a única coisa em que prefeituras gostam de investir !


Estou farta das falcatruas, as pequenas e as grandes, que permeiam nossa sociedade.


Estou farta do nosso governo que é tão desorganizado e tão sem objetivo quanto a população que os elegeu !


Estou farta de palavras bonitas e floridas, em vez de dizer : os fatos são assim, assim e assim !


Estou farta de ver gente que procura a culpa em tudo e todos, como por exemplo na mídia (rede Globo, Veja etc...), nos reacionários ou seja lá em que mais, pela própria incompetência !


Estou farta de não poder mais dizer o que está errado, sem ser taxado de "reaça", "psdbista" ou "coxinha"....como se o governo atual fosse uma maravilha que criou o paraíso na terra !


Estou farta de não conhecer um único político que não tenha feito negociata e aliança podre para se eleger!