terça-feira, 29 de outubro de 2013

Monólogo ao volante.....




Eu dirijo muito.

Muito mesmo...não é brincadeira!

Não foi sempre assim......

Alguns anos atrás, eu morria de medo do trânsito e ficava me perguntando como alguém tinha coragem de ultrapassar aqueles caminhões monstruosos.

Velocidade me apavorava.

Durante anos nem pensei em tirar minha carteira de motorista.....só que a vida de alguém com cinco filhos cheios de atividades extracurriculares e pais idosos morando num bairro distante, sem saber dirigir, fica extremamente difícil.

Pegar ônibus significa passar pequenas eternidades no sol quente esperando, entretendo os meninos para não pularem na pista!

Um dia cansei disso tudo e decidi de tirar a benedita licença, aos trinta e alguns anos e grávida.

Fazer a prova de direção dias antes do parto já dá outra crônica!

E a partir desse dia, virei "mãetorista", sem boné ou salário.

Logo no início dessa minha nova carreira, eu não entendia porque o meu marido definitivamente odiava ter que dirigir pra lá e pra cá.
Eu mesma curtia a nova liberdade de ir e vir....mas....eu também nunca  imaginei que passaria horas e horas da minha vida presa em fileiras intermináveis de carros.
Na verdade nunca imaginei um monte de coisas em relação a isso!

Por exemplo...:

- Que eu aprenderia dar boas aceleradas, sem medo nenhum, quando a estrada e o limite de velocidade permitem....

- Que eu não me deixaria apavorar por apressadinhos que pretendem me cortar pela direita...

- Que eu adquiriria um vocabulário de xingamentos de bom tamanho e em três línguas para situações "delicadas"....

- Que saberia o que é sono instantâneo e quais quantias de Coca-Cola, Guaraná, Café e Red Bull devo misturar para me manter acordada...

- Que conseguiria dominar filhos briguentos no banco traseiro só com a força da minha voz e olhares fulminantes sem falhar na atenção...


Dirigir é uma aventura!

Tentem contabilizar uma vez, quantas vezes vocês já escaparam de uma batida feia por um triz, quantas manobras loucas vocês já testemunharam, quantas vezes vocês se sentiram desafiados e quantas vezes vocês aceitaram o desafio!
Quantas vezes vocês já tentaram ser "multi-tasking", dirigindo e telefonando ao mesmo tempo, quantas vezes vocês já chegaram em casa sem conseguir lembrar se passaram o último sinal já no vermelho e quantas vezes vocês perceberam repentinamente que estão num bairro completamente desconhecido sem lembrar, como raios foram parar ali!

Dirigir as vezes também é uma forma de meditação....

Prestem uma vez atenção nas viagens estranhas que nossa mente dá  enquanto dirigimos a sós. 
Repensamos conversas que tivemos, respostas que deveríamos ter dado, pensamos nas listas de compras e como passaremos as próximas férias, imaginamos os presentes que queremos dar no Natal e filosofamos sobre os dizeres nos adesivos do carro da frente.

Tem hora que estamos fisicamente no carro, mas nossa cabeça está num lugar bem distante....e a única coisa que falta , é fazer "oooooommmmmmmmmmmmmmmm....".


Nesse sentido...boa viagem!!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sobre estar só, embora acompanhado....

Todas as vezes que dou uma saída para qualquer lugar, me dou conta de como estamos isolados, mesmo cercados por muitos.
As pessoas hoje em dia parecem estar vivendo dentro de uma bolha transparente, da qual tudo pode ser visto, mas não tocado!

Nossa comunicação parece existir somente no plano virtual....
Dificilmente alguém ainda puxa uma conversa, a não ser os mais idosos, que procuram o diálogo, uma simples conversa amena...sobre o tempo, sobre a fila que não anda ou sobre os filhos que andam distantes....assim como o resto da humanidade!





Nos restaurantes podemos observar os casais, que sentam à mesa mudos, mal se olham nos olhos, passam o tempo digitando algo nos seus celulares e a única interação parece haver na hora de um deles mostrar alguma mensagem que recebeu, para o outro.
Grandes grupos de amigos "animados", cada um por si, acompanhados, mas socialmente solitários.

Observar o comportamento deles dá uma tese inteira de sociologia....ou psicologia....ou antropologia, depende da sua área, mas o material de pesquisa é farto!

Os donos dos restaurantes também já perceberam que seu público quer fazer tudo, menos conversar, por isso a maioria encheu todas as paredes com aparelhos de TV. Entrar num lugar assim as vezes se assemelha à adentrar numa loja de eletrodomésticos! Tudo para que você não precisa olhar tempo demais para a/s pessoa/s que te acompanha/m!

Mas não só a nossa comunicação mudou e ficou estéril.
Nosso contato físico também.
Podem conferir...as pessoas não se tocam mais.
Não falo dos beijos ardentes entre adolescentes, esses ainda não estão em falta....
Já o carinho, mãos dadas ou abraços ficaram escassos.

Os sinais da carência por contato estão por toda parte...
Resta saber por quanto tempo aguentaremos viver nesse deserto social, que nós criamos.



sábado, 19 de outubro de 2013

Musicas para ouvir no meu blog....

Katy Perry - Roar Mp3 Download | 1015625 | Music Addict
Still - Jupiter Jones Mp3 Download | 829718 | Music Addict

Pra ouvir uma musiquinha enquanto estão lendo as crônicas.....

Nobody is perfect....!






Há pessoas que adoram ir ao Shopping!
Pra mim, não passa de um programa de índio....principalmente num sábado à tarde.
Lotadíssimo....
Com a mesma vontade vou à praia da cidade, ao meio-dia de um domingo ensolarado, sem passar creme solar!!

Ambos os lugares são fogueiras das vaidades e ao mesmo tempo as maiores provas de que nenhum de nós deveria se preocupar tanto com suas imperfeições.

Meus olhos passam pela multidão em busca da beleza tão mostrada nas revistas de moda ou nos programas de TV....e não a encontro.
Quer dizer, não é que não exista....mas a perfeição parece ser um fenômeno escasso.

A mídia tem uma enorme influência sobre nós.
Ninguém quer ser do jeito que realmente é.
Os de cabelo crespos, querem ter lisos, quem é gordinho, quer ser magrinho, os fininhos querem ser musculosos e os baixinhos querem ser grandões.
E vice-versa!
A ditadura confeccionista massifica certos fenômenos da moda, que nem todos podem ou devem vestir e usar, sob pena de parecer ridículo.
Os modelos usados nas passarelas e revistas nada tem a ver com os seres humanos normais que se encontram nas praias e nos Shoppings.
A grande maioria das pessoas, homens e mulheres, jovens e velhos, é diversificada e tudo, menos perfeita!
No entanto, observar outros na suas tentativas as vezes frustadas de alcançar a perfeição física com a ajuda da moda, maquiagem e chapinha, não deixa de ser uma boa oportunidade de restaurar a própria auto-estima.
Porque por mais que as pessoas se esforçam a parecer mais jovens, mais magros e mais bonitos do que são na realidade, fica bem visível que somos todos imperfeitos!




De certa forma acho isso tranquilizante!



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

No inferno....




                                                                               ***

Hoje estou com vontade de abordar um tema mais difícil, menos leve e muito menos engraçado!

Devido à algumas coisas que aconteceram na minha vida nesses últimos dias, tenho refletido muito sobre um problema que parece existir em muitas famílias de uma forma ou outra :

O desequilíbrio mental ...

Algo que pode ser desencadeado por drogas, remédios, traumas, problemas familiares ou simplesmente pela genética.
Vale reforçar que desequilíbrio mental nada tem a ver com falta de inteligência, como retrataram muito bem nos filmes "Uma mente brilhante" e "Shine"!







Há muito preconceito em relação à esse tipo de problema e ainda tem gente que morre de vergonha por ter que admitir que já foi a um psiquiatra.

Nosso cérebro é uma engenhoca complicada, cheia de truques, que depende de uma poderosa bioquímica e dos nossos sentidos pouco confiáveis, como a audição, visão ou tato, para ter um funcionamento razoavelmente normal!
Qualquer coisa que altera minimamente esse seu delicado estado, não só ferra por completo a vida de um indivíduo,como também a vida de toda sua família. ( Se tiver, é claro!)

E o nosso mundo está cheio de coisas que podem alterar o nosso estado mental, as vezes de forma definitiva
O álcool por exemplo, a longo prazo destrói os neurônios, deixando a pessoa com problemas de memória e outros danos e a curto prazo pode causar acidentes de trânsito e violência doméstica.

Algumas bebidas  "religiosas", como a Ayauasca do Santo Daime, podem ser uma passagem só de ida para uma doença mental, já que em alguns casos desencadeiam neuroses e psicoses para todo o sempre!

http://www.udv.org.br/Viagem+com+cha/Gente+de+paz/96/

Sem apelar logo para as drogas ilícitas mais fortes como o crack, a cocaína e a heroína.....:
já basta a maconha, a queridinha de muita gente, inclusive de alguns políticos e artistas, para levar você a loucura, no sentido literal da palavra!

Além dessas opções "químicas", ainda há diversos traumas que eventualmente mexem com a saúde mental...

Uma coisa está certa....
Quem nunca conviveu com uma pessoa que sofre de distúrbios mentais, ou uma pessoa viciada em entorpecentes, não faz nem ideia, como a vida pode torná-se um inferno.
Ate porque  aqui no Brasil há estados e cidades, mesmo de porte médio ou grande, que não oferecem quase nenhum apoio para aqueles que convivem com uma pessoa  com distúrbios mentais.
O interesse dos médicos especialistas geralmente gira em torno do paciente, e os familiares em muitos casos são apenas tachados como "os culpados" pelos problemas do doente.
Se for um caso que precisa de internação, as coisas complicam ainda mais, porque as clínicas públicas em geral se encontram num estado deplorável, onde a única coisa que se faz, é a administração de medicamentos calmantes e a privação de movimentos.
As clínicas particulares ficam fora do alcance financeiro da grande maioria.
Muitos planos de saúde só dão direito a uma consulta psiquiátrica por mês, o que é simplesmente insuficiente e terapia com psicólogos e psicanalistas só se for particular...
Você acha ruim as filas do SUS no tratamento de câncer?
Acredite...isso ainda está uma maravilha em relação a quem precisa de atendimento psiquiátrico ou psicológico público!

Encontrar a ajuda necessária para uma pessoa com problemas mentais é um caminho árduo e longo, de sucesso incerto!
Em muitos casos o trabalho do psiquiatra se reduz à prescrição do medicamento da "moda"...
O famoso "Rivotril" !

Um remédio polivalente que serve para tudo e para todos!

Você está triste?  Tome Rivotril...
Você está agitado? Tome Rivotril...
Você está doidão? Tome Rivotril....



Parece piada, mas não é!

Um dos grandes problemas em relação às doenças mentais é que os pacientes demoram anos e mais anos para tomar consciência que estão doentes, assim como alcoólatras e outros dependentes químicos não acreditam que estão viciados (e amanhã mesmo poderiam parar), as pessoas com problemas mentais costumam afirmar que todos ao seu redor estão doentes, menos eles!

Tenho que deixar bem claro, que aqui dou apenas minha opinião pessoal sobre esse assunto, apenas como alguém que convive há muitos anos com pessoas "problemáticas", e tenho observado que a atitude atual de muitos profissionais da área, de não dizer ao paciente o nome do distúrbio que ele tem, tem dificultado mais do que ajudado...
Embora entendo a ideia de não rotular mais os pacientes, porque isso também pode trazer uma série de problemas!
Mas.....não nomear a doença mental para o paciente, ao meu ver,  pode contribuir para a negação da disfunção, o que por sua vez dificulta e retarda um tratamento....como é que se pode convencer um paciente a tomar sua medicação, se este acha que não tem nenhum problema???

Fico as vezes imaginando como deve ser terrível ter alucinações, depressões, desejo de morrer, se sentir perseguido ou acuado, com pavor, raiva ou ódio, preso num mundo próprio, irreal  e ameaçador.

Mas igualmente aterrador é a convivência com alguém que você ama, mas que mudou tão radicalmente seu jeito de ser, que não é mais possível reconhecer, como se o tivessem substituído por um estranho de hábitos desconhecidos, com o qual você não tem nenhuma conexão.
É absolutamente assustador ter que conviver com ataques verbais, psicológicos ou as vezes ate físicos!
É triste ver uma mente que já foi brilhante perder a noção da realidade, ficando cada vez mais desconexo.
É difícil arranjar simpatias por sua situação e a dele e mais difícil ainda, é ajudar, quando o doente já não sente mais nada positivo em relação a você, quando ele concentra todo seu ódio, sua raiva e suas frustrações contra todos que o cercam.



Alguns dizem que o inferno é aqui na terra.
Eu ainda dou uma localização mais exata:

O cérebro


domingo, 6 de outubro de 2013

Carta para meus filhos....

Meus queridos,

Quando falo que tenho cinco filhos, muitas pessoas ficam espantadas...
5 filhos?
Nossa, como devem dar trabalho!!!


Pois bem, não tenho como negar que vocês dão trabalho.
Mas eu sabia disso antes e eu ainda assim optei em ter todos vocês.
Um por um vocês vieram e enriqueceram nossas vidas....cada um de uma maneira diferente.

Sim, passei a dormir muito pouco!
Meu deficit de sono nem um coma poderia recuperar, mas pra que dormir, se podia passar esse tempo admirando minhas obras mais preciosas?

Confesso que eu inicialmente não sabia nada sobre vocês.
A gravidez apenas prepara para o parto, não para o que vem depois disso!
Nenhum de vocês me foi entregue com um manual de instrução, embora precisasse de um! Acreditem!



Assim , tive que fazer experiências, descobrir o que funcionaria melhor e sempre quando achei que tinha descoberto o jeito ideal de fazer as coisas, um outro de vocês me mostrava , que isso não funcionaria com ele de jeito nenhum!
E aí tive que começar tudo de novo.




Erros e acertos, erros e acertos e mais erros e acertos!

E muitas pessoas dando dicas valiosas e outras dando pitacos menos valiosos, enquanto eu tentava dividir o joio do trigo, aproveitando algumas coisas, descartando outras!
Isso não foi fácil e continua sendo uma tarefa árdua.

Bem que ninguém nunca tinha me prometido que seria fácil.
E como tudo na vida, as coisas mais complicadas também guardam a maior compensação.



Tivemos dias horríveis, que nem quero me lembrar, mas tivemos também dias tão maravilhosos, que eu não trocaria por nada nesse mundo.
Vocês cresceram, quase todos já são adultos e cada um de vocês tem suas próprias batalhas.
Os dias chegaram que um ou outro diz :

" Ah, então foi por isso que mamãe dizia/fazia/brigava/alertava....."
ou
" Siiiim, me lembrei daquilo que papai falou....."
ou
" Oh...você tinha razão naquele dia...."

Muitas coisas que eu fiz, vocês só vão poder entender quando tiverem seus próprios filhos.


Ou quando cometem seus próprios erros.....porque infelizmente não posso proteger nenhum de vocês das eventuais dificuldades que a vida vai arranjar.
O máximo que eu podia fazer, era preparar vocês para o que pode vir da melhor forma possível.
Sei que devo ter errado centenas de vezes.

Mas também tenho certeza que acertei a mesma quantia!

Freud já dizia que a culpa é sempre das mães.
Uma injustiça!
Obviamente o pai também sempre é tão culpado quanto!
Mas uma coisa tá certa, determinar de quem é qual culpa não vai resolver muita coisa, então sejam gentis....somos apenas humanos.

Acho que as lições que nós achávamos mais importantes foram repassados, como :
Se importar com o outro...
ter compaixão,
ser mais do que ter mais,
dar mais valor a uma biblioteca do que a um guarda-roupa,
respeitar  o próximo,
ser gentil com qualquer cidadão, seja rei ou mendigo,
saber rir de si mesmo,
tentar ser feliz,
ser autêntico e
ao ser derrubado, levantar, bater a poeira e seguir em frente!

Nada me mudou mais drasticamente do que ser mãe.
A partir desse momento, a minha vida mudou de forma irreversível.
Eu mudei.
Tudo mudou!
As minhas prioridades viraram de cabeça pra baixo e tudo aquilo que já tinha tido alguma importância na minha vida, passou a ser insignificante.

Minha vida, pela vida de vocês.
Sempre.
Aprendi o significado da palavra "amor".
Um significado totalmente novo para mim.
Da palavra bonita para o sentido da palavra num piscar de olho.
Daria a minha vida, sem hesitar, sem pensar duas vezes.
Lutaria até a morte para proteger vocês.

Quantas lembranças....

Centenas de fraldas, vômitos, pequenos cortes e pancadas, catapora e dengue, vacinas e palmadas, abraços e beijos, discussões e provocações, cantoria e brincadeiras, fardas escolares e festas de aniversário.....

Esterilizando freneticamente mamadeiras e chupetas, acreditando que minha primogênita morreria ao botar algo não esterilizado na boca....uma loucura da qual a minha segunda filha me curou.

A queda do meu filhão no quintal, entrando todo ensanguentado e sem chorar na cozinha...
quase tive um enfarte naquele dia!

A menor trancado no banheiro chorando desesperada, porque a mais velha tinha contado que havia um urso no lado de fora...

A síndica do prédio implicando comigo, dizendo que parecia que o condomínio criava pastores alemães, já que o muro branco tava cheio de manchas das "patas"....que provavelmente eram dos meus filhos!!!

As lágrimas da mais velha ao ter que ficar sozinha na sala de aula pela primeira vez...

O choro inconsolável da outra ao tirar "apenas" um 8 na matéria!

A caçula tirada do berço pela mais velha, apesar da expressa proibição.... e a consequente queda do bebê da qual só soube por causa da confissão tardia, anos depois!

O filho se jogando no chão do supermercado aos berros porque não receberia o pacote de balas que queria....

Jogando "Monopoli" e "A-de-donha" e contando histórias de terror quando faltava energia de noite, deitados na cama fofocando....

Quando olho para vocês hoje, vejo pessoas muito interessantes.
Não há nada de "faz-de-conta" ou artificial em vocês....
Um abraço de vocês é um abraço de verdade.
Um beijo é um beijo de verdade.
O que vocês fazem, fazem com o coração inteiro ou não fazem!

Tivemos e temos muitas histórias.
Histórias imperdíveis e muitas vezes loucas, que nós uniram e das quais surgiram tradições e lembranças só nossas.
E eu não queria nada diferente disso e não trocaria minha vida com vocês por nada no mundo inteiro!

Amo vocês.
Sempre.



sábado, 5 de outubro de 2013

O "Prêmio Jatobá"--- para a maior cara de pau do ano!




Há pessoas que são tão inacreditavelmente cara de pau, que merecem um prêmio especial!
O "prêmio Jatobá" do ano....
Porque, como todos sabemos, essa é uma das madeiras mais duras que existem.
Os participantes concorrem nas categorias :

1. Motorista mais cangueiro...
2. Político mais cabotino...
3. Motoqueiro mais atrevido...
4. Ciclista mais suicida...
5. cidadã/ão mais enxerida/o...

Meus concorrentes favoritos para essas categorias por enquanto são estes aqui :

1. Sr. Zé, que não apenas me ultrapassou pela direita, na faixa do acostamento, como ainda subiu parcialmente na calçada, só para ter certeza absoluta que chegaria no sinal antes de mim!

2. Marina da Silva, que não consegue se sentir feliz sem estar concorrendo para algum cargo....mesmo que seja somente para Vice!

3. Sr. Edivandronildo Souza , que acredita na imortalidade enquanto anda de motoca, sem capacete, na contra-mão da BR 230, conseguindo ainda ultrapassar uma carroça de burrico à 56 km/h!

4. Sra. Creuzilda dos Santos, que decidiu andar na bicicleta preta dela, com roupas escuras, numa rua com pouca iluminação, às 23:00 horas, desafiando assim o titulo invicto do "Mister Invisibilidade" que no ano passado tinha conseguido arrancar meu espelho retrovisor ao me encontrar frontalmente numa rua de mão única!

5. A mocinha, que pediu o celular da minha filha emprestado para dar somente um telefonema "rapidinho" para o namorado, para que esse pudesse dar à ela uma carona de volta pra casa....o telefonema durou ate os créditos acabarem e ela o devolveu, virou as costas e se foi embora sem ao menos dizer um singelo "Obrigada"!



Certamente todos vocês também conhecem pessoas que merecem concorrer ao "Prêmio Jatobá" ...
Participem!
Mandem suas sugestões para as diversas categorias...
e podem fazer como eu fiz, usar nomes fictícios para pessoas reais ou usar o nomes verdadeiros...


Oportunidades



Todos os dias, todas as horas, em todos os lugares aparecem oportunidades.

Só que muitas pessoas acham que oportunidades são somente aquelas que te dão a possibilidade de ganhar mais dinheiro e assim, sendo as únicas válidas!

Um grande engano.

Devemos ficar atentos a todos os tipos de oportunidade!

De ajudar alguém, de estudar, de voluntariar, de curtir um pôr ou nascer do sol, um dia de praia, de dar um beijo no/a filho/a, de oferecer um almoço no domingo para toda família, de ajudar numa mudança de um amigo, de ler aquele livro complicado, de salvar um passarinho caído do ninho, de cantar no carro ao som da sua música preferida, de chorar a perda de alguém querido, de uma boa noite de sono e muitas outras, que surgem o tempo todo.

Nem todas são agradáveis, mas todas são importantes.

Um pouco como na matemática....

Você vai somando e as vezes diminuindo.

O resultado é sua vida....

Depende de você se a soma final é pequena ou grande!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Considerando....

Dizem que o maior valor dos alemães é a disciplina...
Mas isto não é verdade.
O maior valor repassado na educação do lar de um alemão é a consideração por outros!

Eu obviamente escrevo isso aqui, por sentir muita falta desse item educacional no Brasil.
Aqui a grande maioria age muito sem levar nada nem ninguém em consideração...
A grande maioria gosta de pensar apenas nas suas próprias necessidades e se outros saem feridos nesse processo, o lema deles é :

"Os incomodados que se mudem!" 


                                                                  *******

Exemplificando e comparando :

Fazer barulho enquanto outros tentam dormir, é falta de consideração com o bem estar do próximo!



Brasil:

Uma família classe média  mora no subúrbio...
O filho de doze anos inventa bater uma bola na frente da casa...
Como gol serve o portão de alumínio, que faz um barulho espetacular todas as vezes que for acertado....
A cada acerto um berro de vitória!
São 22:00 horas....numa terça-feira...
Ninguém reclama!
Os vizinhos por medo de ofender, ou por achar que o pequeno craque é apenas uma criança e criança pode fazer o que bem quiser, mesmo se for incomodar toda vizinhança!
Os pais também não se incomodam, porque a TV deles tá ligado com o som alto suficiente para abafar as pancadas do portão...os vizinhos que se danem, afinal das contas, o filhão deles é uma criança ainda e uma criança tem que brincar à vontade!


Alemanha :

Uma família classe média mora no subúrbio...
O filho de doze anos está no quarto dele porque já são 22:00 horas e nessa hora não é mais hora de criança brincar lá fora....mesmo no verão!
Afinal das contas deve se levar em consideração que os vizinhos poderiam se incomodar com o barulho causado.
Não se deve incomodar outros.


Buzinar deveria ser proibido!


Brasil :

Um prédio num bairro da classe média....
10 andares, 40 famílias...
Quase todos os dias, ás 23:00 horas, chega alguém e
BUZINAAAA....pelo menos 6 vezes, para o porteiro abrir o portão da garagem.
Todas as mães nas proximidades com bebês que acabaram de pegar no sono, pensam em suicídio ou linchamento!
Mas ninguém reclama do cidadão, que certamente nunca nem pensou em ter qualquer tipo de consideração pelos vizinhos, já que a necessidade dele de entrar na garagem, é muito mais importante do que a vida alheia!


Alemanha :

Não se buzina!
Buzina incomoda e deve ser usada apenas em situações de alto risco e alerta!
É proibido buzinar em bairros de moradia, perto de hospitais, escolas e asilos de velhos.
Incomodar outros não é legal!



Não levar os outros em consideração nas suas ações, julgando a própria mais importante do que a dos outros, é um problema bem maior do que muitos possam imaginar.
A falta de consideração tem transformado escolas, universidades e as salas de aula num inferno, onde ninguém escuta mais ninguém e o próximo não vale nada.
A mesma falta de consideração também transforma nosso trânsito num inferno dantesco, onde todos passam por cima dos outros e ninguém quer dar a vez ou deixar passar.

Vale lembrar, que isso é algo que se ensina em casa, no lar, na família!
Nenhuma escola e nenhuma faculdade oferecem esse curso.