domingo, 17 de agosto de 2014

Caçando palavras...




A cabeça é um lugar curioso.
Freqüentemente imagino a minha, como uma grande repartição, cheia de corredores sem fim, um verdadeiro labirinto, com portas que levam para cômodos cheios de prateleiras, onde guardo minhas lembranças, livros que já li, filmes que já assisti, imagens e músicas, cheiros e sabores, emoções e sensações.
Tenho ate uma sala especialmente para "rostos conhecidos", da qual perco constantemente a chave, por isso as vezes não consigo me lembrar quem era aquela senhora que falou comigo no supermercado!
( Que me perdoem, por favor, pelas gafes que já cometi por causa disso!!! )

Como gosto de escrever, tenho várias saletas só para guardar palavras...organizei elas por línguas, esquisitice, dificuldade, rareza, ironia, sarcasmo, tipos de humor e simples uso cotidiano.
Tudo de portas sempre abertas, para ter acesso fácil.

Mas palavras são traiçoeiras!
Elas talvez não gostam do meu sistema de organização, porque vivem se embaralhando e ficam trocando de lugar, principalmente na hora que eu mais preciso delas!
Isso acontece muito comigo...
No momento em qual estou mentalmente formando uma frase e tento começar a escrever, elas começam com sua brincadeira de pique-esconde...e a frase tão bem formulada na minha cabeça, se dissolve lentamente, ficando sem forma definida e sem sentido.
Na tentativa de recuperar e organizar as palavras certas , elas começam a flutuar e se misturar com aquelas de outras línguas.
Nessa hora faço conexões e traduções malucas do inglês pro alemão, pro francês e de volta pro português.
Atendo os caprichos delas, traduzindo palavras que aparecem como telas de "Pop-up" sem propósito algum, como por exemplo a palavra "Finger", que é alemão, mas também existe no inglês e significa "dedo" em ambas....a questão só é : por que cargas d'água (!) estou pensando agora em "dedos" ???
Não há nenhuma ligação "what so ever" com o texto que quero escrever.

As vezes passo um dia inteiro assim, a mercê e na busca das palavras das quais preciso tanto para explicar minhas ideias políticas num debate ou relatar fatos reais ou fantasiosos num artigo ou numa crônica.
Ao contrário daquelas pessoas que parecem flutuar numa incessante corrente rica em palavras que combinam entre si, eu vivo numa constante luta para desenvolver meus textos.

Ainda bem que é disso que gosto.







terça-feira, 5 de agosto de 2014

SOCORRO....Mamãe está no facebook !!!!

Quando os meus filhos eram adolescentes, meu marido e eu ficávamos vigiando o tempo que eles podiam passar no computador.
Ficávamos atentos nos menores sinais de vício, escondíamos os cabos quando saíamos de casa ou desligávamos a geral... tudo para poder tirar eles na frente da tela.
Tínhamos na época um único computador que servia para toda família. Era tanto um instrumento de trabalho do meu marido, como também servia para pesquisas escolares.

Os anos passaram, as coisas mudaram e os papeis se inverteram...

Hoje o computador exerce uma atração mais forte sobre mim do que sobre meus filhos.
As redes sociais capturam uma boa parte do meu tempo todos os dias e meus filhos tentam me tirar da frente do monitor ou pior...tentam conversar comigo enquanto estou no meio de um debate :









-Mãe!.......Mamãe!?.......Mãeee???...........MAMÃEEEEEEEE!!!!!!......Mãe............ Peeeeelamordedeus !!!!!

- Hã??.......... Fale...

- Mãe, posso mais tarde sair com uma amiga minha pro Shopping?

- Humm....

- Mãe?.....Mãee??....Alooooooooooooooooooooo!!!!

- Sim..... o que você disse?

- Perguntei se eu podia ir ao Shopping com uma amiga minha mais tarde!

- Ahnn...sei lá....

- Pelamordedeus mãe....tente responder algo que faça sentido.......mãeeee????

- Pode ser , né?

- Como assim "pode ser" ?? Posso ou não posso ir?

- Depende!

- Depende de que ??

- Depende de você me deixar em paz no momento....estou meio ocupada!

- Ocupada com que? Facebook??

- Ahan....

- Mãe....Mãeee....Mãããããeee

- Hummmm??

- Olha, estou grávida!

- Ahann...

- de gêmeos!!

- Ehh...

- Vou embora morar no Alasca....amanhã....estou fazendo as malas!!!

- humm...

- AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH....MÃE!!! Vou puxar o maldito cabo do computador...juro que vou puxar!!!

- Sei....

- Por favor mãezinha querida...tem como você prestar atenção pelo menos por um minutinho....só um minutinho??

- Você é muito impaciente, sabia?

- Eu só queria saber se vou poder sair pro Shopping....

- Sim...e ??

- Você me deixa louca!!

- Ah bom...estamos quites então !

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

" O POLTERGEIST "

A palavra alemã "Poltergeist" ficou internacionalmente conhecida com um filme do ano 1982, de Steven Spielberg, do mesmo título, que em português ainda ganhou o aditivo  -"o fenômeno",







A palavra pode ser traduzida como "espírito barulhento", ou seja, onde existe um Poltergeist geralmente batem portas e janelas, caem copos, pratos e panelas, escutam se gemidos, risos ou correntes sendo arrastadas.

No lendário alemão, esse espírito, além de barulhento, é "brincalhão" também. Coisas somem e reaparecem em lugares completamente inusitadas.

Porque eu estou escrevendo e explicando tudo isso?

Bem...eu acho que um Poltergeist deve estar morando conosco! 
Há anos!

Não vou aqui reclamar de meias sumidas durante a lavagem, ate porque sei, que meias somem mesmo por um portal mágico de um mundo paralelo, que por acaso se encontra dentro da minha maquina de lavar roupa...
Não!!
Eu reclamo de bens bem mais valiosos que meu "Poltergeist" insiste em dar sumiço.
No ano passado, ele sequestrou o I-Pod da minha filha por exatos dois meses, no mês passado ele raptou toda documentação do imposto de renda e essa semana, o atrevido pegou o meu celular! 
Ninguém mexe com meu celular sem a minha permissão!!!
E enquanto o procurei nos lugares mais óbvios, como por exemplo nas brechas do sofá, eu podia jurar que ouvi uma risada maliciosa.

Até já me acostumei que livros, Cds e Dvds, óculos, controles remotos da TV e do portão, chaves e contas a pagar, desaparecem com muita frequência, para  reaparecer, dias ou semanas depois, na geladeira ou debaixo dos lençóis dobrados no guarda-roupa!

Eu realmente ficaria tão mais contente se o danado fizesse minhas janelas e portas baterem em vez de esconder as minhas coisas.


Já plantei espadas de São Jorge e já espalhei um quilo de sal grosso, só não consegui um padre disposto pra fazer um exorcismo e na igreja evangélica mais próxima me mandaram procurar uma delegacia....para fazer um B.O.!

Agora o jeito é chamar os Caça- fantasmas....








.....Porque eu realmente quero o meu celular de volta, ora bolas!!!