terça-feira, 17 de março de 2015

A tipologia dos usuários e debatedores das diversas redes sociais....

Todos nós os conhecemos.
Os mais diversos tipos de debatedores .
A gente os encontra em fóruns de debates, grupos e perfis de facebook e antigamente nas comunidades do Orkut.
Eles possuem características iguais no mundo inteiro e 90% das suas postagens são de uma total inutilidade pública!
Encontrei alguns deles ao longo dos anos em grupos de debate das quais participo ou mesmo na timeline do meu perfil no "face".
Com uma pequena ajuda de um artigo em alemão sobre esse tema, juntei aqui uma pequena seleção dos mais diversos personagens.

Para ilustrar melhor, usaremos uma pergunta bem simples e verificaremos em seguida as respostas, conforme a tipologia.

-----------------------------

Oi gente,
Comprei uma banana e agora tenho uma dúvida!
A casca pode ser comida junto ou é preciso descascar antes de consumir? Alguém aí sabe e pode me responder?



O elitista:

" Azar de quem compra bananas na feira livre! Só se deve comprar bananas em vendas especializadas, onde é possível certificar sua trajetoria desde a plantação, de preferência da marca "docemel" ou "jácomi"!


O elitista só usa (ou quer fazer os outros crer que usa!) o que há de melhor no mercado, grifes e marcas caras. Se ele tiver a oportunidade, ele vai esfregar seu consumo de luxo na cara de quem não tem as mesmas possibilidades. Seus comentários nunca ajudam em nada.


O especialista:

"Quem não entende de bananas, não deveria comprá-las. Indico uvas sem sementes."

O especialista apanhou muito para adquirir seu conhecimento sobre o assunto e não pretende dividí-lo com um novato qualquer!


O torcedor:

"Não compro bananas jamais! Só uso mesmo produtos a base de manga!"

O torcedor não precisa de um Deus. Ele já tem marcas, sistemas ou produtos. Ele se encontra geralmente em grupos nos quais há uma decisão a se tomar : gato x cachorro, linux x windows, coca-cola x pepsi! Quando um torcedor aparece, qualquer debate vira guerra de torcidas!


O tagarela:

"Não entendo nada de bananas, mas tou aqui com um kiwi, e aí basta cortar ao meio e comer com uma colher!"

O tagarela gosta de falar de si mesmo. Até quando ele não sabe nada sobre um determinado tema, ele contará uma anedota pessoal. As postagens dele costumam mudar por completo o rumo de um debate.


O irritado:

"Você já verificou no google? Essa pergunta já foi respondida bem umas 1000 vezes!!!"


Ninguém obrigou o irritado a ler ou responder sua postagem, mas ele o fez mesmo assim e agora está irritado de ter perdido 20 segundos do seu precioso tempo.
As respostas dele quase sempre são vagas, sem base alguma e se você fala, que já olhou mas não encontrou nenhuma resposta satisfatória, ele vai ignorar isso por completo, sem dar a solução que você precisava.


O negociador:

"Eu ainda tenho muitas maçãs, muito boas, quer comprar?"


O negociador tá cheio de coisas que ele um dia comprou , mas que não precisa mais. Por isso ele tenta vender, independente do assunto em questão.


O pseudo-especialista :

"De qual tipo de banana você está falando? Quem quer ter uma resposta correta, precisa primeiro dar todas as informações necessárias....que tal postar uma foto dela?"

O pseudo-especialista não sabe absolutamente NADA sobre o assunto...ele apenas leu o nome numa revista especializada. Mas para mostrar para os demais, como ele manja tudo sobre o tema, ele lança dúvidas e questionamentos, na esperança que não serão respondidas. Se você por acaso arruma as informações extras que ele pede, opcionalmente precisará ainda mais detalhes ou sumirá do debate.


O troll :

"Muito simples, primeiro você espreme a banana e depois come a casca."

O troll na verdade é um cara legal que ajuda a mamãe a lavar a louça e ao irmãozinho a estudar pra prova de matemática, mas quando ele entra numa rede social, ele se transforma num lorde do caos, cujo alimento é matéria escura, ódio e raiva.

O wikipédiano/ googlerano :

"Segundo a wikipédia, < é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa- além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas")>"

Esse tipo também não tem a menor ideia sobre o assunto, mas é capaz de procurar no google ou na wikipédia, onde ele copia, cola e posta tudo que encontra.


O guardião da gramática :

"Seria mais interessante se você tivesse escrito < é preciso descascá-la...> em vez de < é preciso descascar antes >, tente escrever corretamente, se quiser obter respostas para os seus problemas!"

O guardião da gramática acha que qualquer erro gramatical dos outros seja um ataque a sua inteligência e que essa, por sua vez, seja superior.
Na escola ele era o queridinho dos professores e odiado pelos colegas. Desde então as coisas mudaram pouco, ele só não tem mais professores.

O conspirador :


"Eu soube que o governo americano mandou bananas cheios de medicamentos para os países de terceiro mundo, para fazer experiências em cobaias humanas....talvez devesse comer abacaxi em vez de bananas!"


O conspirador acredita que qualquer coisa pode ter uma ligação oculta. Ele adora blogs, o "History channel" e videos do youtube que "provam" a veracidade de sons vindos do espaço. Ele não acredita em nenhuma contra-prova, já que essa poderia ter sido falseada.
Se der corda, ele vai encontrar conexões entre o seu assunto e os "iluminati" ou o "nazismo"!

O tímido :

"Te mando a resposta por inbox!"

O tímido tem vergonha de opinar abertamente num feed. Ele prefere falar de forma particular, se sua resposta tiver errada, os outros não vão ficar sabendo. Infelizmente, se ele tinha a resposta certa, os outros vão continuar sem saber....


O metido :

"Gente, alguém aí sabe com quantas laranjas se faz uma jarra de suco?"


O metido adora debates, mas na verdade não se interessa pelo tema em questão. Por isso ele simplesmente levanta um outro assunto que ele julga ser mais importante e o introduz de maneira aleatória em qualquer tema que ele encontrar pela frente.


O piadista :

"Não se preocupe, loiras também não conseguem abrir uma banana, elas não encontram o zíper, kkkkkkk !"


Para o piadista, qualquer assunto tem um lado engraçado e melhor ainda se é possível ridicularizar o membro que fez a pergunta ou todos aqueles que comentaram até agora. Muitas vezes o unico comentário dele é o "KKKKKKKKK", o "LOL" e o "rsrsrsrss"!


O crítico :

"Nossa, que comentário ridículo e desnecessário!"

O crítico não responde a sua pergunta , mas em compensação ele reclama dos comentários dos outros membros, conseguindo assim, fazer um comentário mais desnecessário ainda do que aquele que ele criticou. Com isso, começa um debate interminável sobre comentários desnecessários, até que ninguém mais sabe qual era o assunto principal.


O cão de guarda :

"Essa mesma pergunta já tem em 3 tópicos, ou você apaga ou vai ser banido ( ou bloqueado)!"

O cão de guarda não resolve seus problemas , mas encontra com certeza outros que você desconhecia! Ele observa o comportamento de todos os membros, sempre pronto para avisar que estão postando no tema errado e qual comportamento levará a ser banido.


O postador de imagens :















Essa resposta não ajudou muito, não é? Pois é, o postador de imagens consegue encher o debate inteiro com imagens engraçadinhas. Uma resposta correta, ele não dá.


O Santo :

"Você comprou uma banana? Você sabe que na colheita das bananas os trabalhadores rurais sofrem a maior exploração e que em alguns milhões de anos o mundo vai se dissolver por causa dos fertilizantes para bananas! Você ao menos comprou bananas orgânicas e certificadas??


A resposta do Santo não vai esclarecer como você deve prosseguir, mas com certeza você vai se arrepender de ter começado com que quer que seja!


O berrador :

"UMA BANANA? COMO VOCÊ NÃO SABE COMO SE COME UMA BANANA? TODO MUNDO SABE DISSO!"

O berrador escreve tudo em Caps Lock (as vezes por esquecimento) e por isso parece estar gritando com todos, o que por sua vez dá a impressão que ele está eternamente com raiva.


O questionador :

"Você tem certeza que você realmente quer comer uma banana? Porque logo bananas? Já procurou seriamente alguma alternativa mais interessante??"


Convenhamos,  uma resposta dessas é tão necessária , quanto um furúnculo!


O "hater":

"Você é um idiota completo se gosta tanto de bananas. Na situação atual da política, bananas nem deveriam mais fazer parte do cardápio de ninguém....só um retardado ainda as compra!"


O "hater" odeia tudo e todos. Ele se julga de tal forma superior ao resto da humanidade, que ele se acredita no direito de xingar os demais. Se alguém for questionar o motivo de tanta baixaria, ele vai dizer que outra pessoa começou com isso e que estava somente se defendendo. Ele geralmente sai do grupo ofendidíssimo e acreditando piamente que foi a vítima do grupo inteiro.


________________

Eu tenho certeza que tem ainda mais tipos que encontramos em grupos de debate ou na nossa timeline no facebook. Essa lista pode ser alterado, podem acrescentar mais nos comentários!