terça-feira, 16 de outubro de 2012

A vida e o jogo...



Na minha infância , o jogo de videogame mais moderno que havia, era da Atari, que não era muito difícil jogar, mas que eu achava  bastante chato.
Dois tracinhos e uma bola numa tela preta!
Com o passar dos tempos, chegaram jogos mais modernos e cada vez mais elaborados,onde os jogadores precisam ter uma boa coordenação motora , atenção redobrada e concentração .
Apesar dos debates de educadores, sociólogos e psicólogos se a cultura do videogame é ou não é bom para nossas crianças ou jovens, creio que de fato , eles podem ter uma utilidade fundamental para nossa vida real.
Funcionam como simuladores , nos quais se treina as habilidades exigidas pela realidade do dia-a-dia . Quem nunca se sentiu num jogo de videogame enquanto estava dirigindo?

Na  realidade das nossas ruas tem tudo que um bom videogame oferece, ate mesmo em 3D .
Podemos escolher o veículo e opções extras. Algumas dessas opções dão ate pontos especiais (o uso da sinaleira e o conhecimento das regras de transito por exemplo!)
Outras tiram pontos (som potente e carro rebaixado).




É possível ganhar vidas extras , mas isso só é possível para aqueles que tem dinheiro suficiente para investir num veículo com acessórios especiais, como air-bags (se for possível, mais de um), freios ABS, cintos de segurança, cadeirinha de bebé e pneus novos de boa qualidade.

Perdemos pontos quando caímos num buraco, batemos num outro carro, batemos num ciclista, motoqueiro ou pedestre, quando não sinalizamos ou quando não respeitamos os sinais e ganhamos pontos se pudermos evitar tudo aquilo.

Também existem diversas opções de "layout", como a cidade, o campo, a estrada rural e a rodovia.
Os "backgrounds" podem variar de pistas únicas , duplas ou ate triplas.
Cada localidade tem diversos desafios, alguns mais, outros menos perigosos.
O risco aumenta quando você não tem nenhuma vida extra ou se você escolher um meio de transporte de duas rodas.
Tem fases diferentes também, do iniciante até o perito.
Em qualquer uma das fases temos dificuldades extras e desafios e enfrentamos pelo menos um perigo especial . Isso é emocionante de várias maneiras. Tanto é possível se ter um infarte por excesso de adrenalina numa ultrapassagem perigosa ou se ter a agonia de morte lenta durante um engarrafamento de duas horas.
Todos os dias, enfrentamos  corridas que deixariam qualquer aficionado por games num estado de graça. Numa pista de três mãos temos que evitar bicicletas de um lado e caminhonetes de cabine dupla ameaçadoras do outro.
Entre as pistas, os jogadores dos meios de transporte de duas rodas se arriscam num desafio que pode tirar tanto nossos pontos , quanto as vidas deles!

Em qualquer momento podemos ser surpreendidos pelo desafio especial, em forma de uma caçamba com  motorista surtado,  um ônibus com motorista do estilo "camicaze" ou  carroças de jumento, com dois jumentos, um que puxa e outro que chicoteia .
Podemos ser eliminados do jogo atual numa questão de segundos para sempre, outras vezes podemos entrar novamente depois de investimentos novos e caros.




Os obstáculos variam entre tampas de bueiro afundadas em aproximadamente 20 camadas de asfalto,  buracos de tamanhos e profundidade variáveis, quebra-molas (as vezes quase invisíveis)e uma série de obstáculos em movimento, como pedestres,cães, gatos, cavalos e até vacas.




Fases adiantadas incluem temporais ou a escuridão, aquaplaning ou, em alguns locais, terremotos e tsunamis.
......


No tempo dos jogos lentos do Atari,  a vida parecia passar mais lenta.
Os jogos parecem estar acompanhando nossas rotinas.
Podemos observar a velocidade e a violência da nossa vida real neles.

Será que vida imita o jogo, ou o jogo imita a vida ou  nossa vida é um jogo ??

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mais um cápitulo da novela eleitoral....






A mediocridade está reinando nesse nosso país, essa é a conclusão que se chega depois de ler as diversas propagandas eleitorais nos carros ! Quem pode ser levado a sério tendo um apelido de criancinha? Quem quer ser representado por pessoas que se apresentam como "Fulano de tal...seu amigo chopeiro"??? E quem já não riu com candidatos que se apresentam como "Zé das cordas" ou " João do jambo" ??? E qual é mesmo a utilidade daqueles oportunistas, cujo único feito no mundo, foi ter nascido filho ou neto ou ate sobrinho de alguem que já teve alguma importância outrora??

A pergunta que todos nós deveríamos fazer é : Precisamos mesmo disso?

Podemos esperar seriedade de alguem q se representa como "Tiquinho", "Pimbinho" ou " Cotozinho" ??? Se o cara não se leva a sério, porque eu deveria ??

E as frases mais batidas ? " Agora a juventude chegou" (não, não foi agora....faz tempo!) ou "É nesse que o povo confia" ( qual povo??) ou " a mudança chegou" (certamente a vida desse vai mudar muito se for eleito...minha vida não vai mudar nenhum tico!)

Fala sério!! Esses caras querem representar a população dessa cidade. Exigo seriedade, exigo zelo, exigo empenho.....não quero que meu voto sirva apenas pra arranjar um emprego na câmara dos vereadores para algum "quero-ser-político-porque-não-arranjo-emprego-melhor"....quero vereadores que de fato sabem pra que servem! Que me desculpam as palavras duras, mas não quero um cara bronco e pilantra, analfabeto funcional, amigo chopeiro, Netinho, Sobrinho ou Filho.Eu quero mais!







Desconstruindo os slogans eleitorais....passei os últimos dois dias colecionando as frases de efeito dos diversos "quero-ser-vereador" e dos candidatos a prefeitura. A primeira coisa que pensei foi : quanto será que um marqueteiro ganha nessa época ?? Para a grande maioria dos candidatos só posso dar uma dica pro futuro : poupem essa grana, porque os atuais slogans qualquer criança do jardim de infância pode criar !
A segunda coisa q chamou minha atenção, foi q os candidatos a vereador são extremamente "amigáveis"....vamos conferir :
"O amigo de sempre"
"Seu amigo de sempre"...( q falta de imaginação....francamente...isso pode ser chamado de plágio)
"O amigo do bem" ...( mas o q quer dizer isso ???)
" Seu amigo chopeiro"...( vou chamá-lo no meu proximo churrasco...mas como vereador ...não, não e não!)
"Nosso amigo na câmara"...( seu amigo talvez, mas meu mesmo não...eu não quero um amigo na câmara, eu quero alguem competente!)
......................
Como voces podem ver, reina a falta de competência, tanto na escolha do slogan eleitoral, quanto na imaginação. É na verdade uma amostra daquilo que os políticos acreditam saber do "povo"....eles acreditam que sabem que muitos querem ter vereadores pra resolver os problemas pessoais do "povo", como arranjar um emprego, pagar contas ou perdoar dívidas e conseguir alguma vantagem.O que eles de fato não sabem é que um vereador tem outras atribuições do que ser "amigo".
.....................
A terceira coisa que percebi é, que não se deve ler mais do que uma vez os slogans, porque da segunda vez em diante o leitor sente a necessidade de rir...o que certamente não foi o proposito do candidato...vamos nós divertir junto com mais algumas frases :

"Este fez, este faz"...(que bonitinho...o que será que ele fez e faz?? A sua imaginação não tem fronteiras...pode colocar o que quiser pra completar o "fez e faz"...)
"É da gente, é do povo"...( mas o que cargas d'água isso significa? 1. as duas coisas dizem a mesma coisa...2.isso quer dizer q ele não é um alienígena?...3.ele vai ser um vereador melhor só por ter nascido aqui em algum lugar?)
"É pra ficar seguro"...( seguro de que?? Ele vai pagar meu vigia? Ele vai me vender um seguro de vida ou de saúde? Ele vai aumentar a força policial na cidade ??Ou....ele finalmente terá um bom emprego com dinheiro suficiente pra "ele" ficar seguro....hmmm!)
"Com voce pra mudar"...( esse é enigmático....será q ele quer q eu faça sua mudança de casa??)
"Este é nosso porto-seguro"...( este definitivamente não sabe pra q vai ser vereador....)
"Pra gente ser mais feliz"....( essa é minha frase preferida! Ela bate todos os recordes de besteirol ! Claro que ele quer se eleger pra ser mais feliz....ele vai continuar recebendo um bom salário, coisa que deixa qualquer um feliz...não é mesmo?? Quer dizer então que é preciso votar nessa figura pra ele continuar feliz...bem...eu tenho mais o que fazer!!!)






...................

Vou continuar colecionando os ataques ao meu e ao "nosso" bom-senso. Quando encontrar mais pérolas, postarei e comentarei...

sábado, 12 de maio de 2012

Dia das mães


Dia da mães chegando e eu só consigo pensar no fato que pela primeira vez na minha vida, no dia das mães não posso mais abraçar a minha.  A cada mensagem e imagem melosa postada do facebook sobre esse tema, meu coração dói. Sabemos todos que nossos pais não são eternos. Não há garantia que você sempre terá uma mãe ou um pai ao seu lado. De um dia pra outro eles se vão e quando vão, você se lembra de todas as brigas que tiveram, todas as coisas que você devia ter feito, as coisas que devia ter falado e tudo aquilo que vocês podiam ter feito melhor. Ser mãe é difícil! É verdade que isso parece apenas uma platitude, uma frase de efeito. Quando tentaram me avisar, eu não acreditei. O que podia ser possivelmente difícil numa coisa tao rotineira, tao antiga? Desde que o mundo é mundo mulheres tornaram se mães....algumas boas e algumas péssimas e nenhuma delas de fato preparada . Porque mães acreditam que tudo tem solução, basta ela ser forte e destemida! Infelizmente, isso não é mesmo o suficiente e erros são programados e inevitáveis...dizem que o inferno é cheio de boas intenções e essa foi uma verdade que demorei anos para entender. Nem tudo que pensamos em fazer para o bem dos nossos filhos se realiza e funciona e as vezes cometemos os maiores erros na melhor intenção possível! Tentamos e tentamos acertar e depois tentamos mais um pouco. Desistir não faz parte do vocabulário da maioria das mães. O relacionamento que temos com nossos filhos não é nenhum pouco "mágico". Todas as fases são complicadas e de nenhuma saímos sem ferimentos. Pequenos machucados que ao longo dos anos podem sarar e nos fortalecer ou virar feridas abertas que parecem buracos negros que aos poucos engolem toda felicidade das pessoas que a princípio deveriam se amar.
Penso nisso todos os dias desde que perdi a minha mãe. Ela foi importante em diversos aspectos da minha vida. E ela me fez ver e entender o que é uma mágoa e como lidar com ela. Nas falhas dela aprendi a ser forte, aprendi que nem tudo só é branco ou preto e que todos nós somos apenas humanos e mortais. Sinto falta dela sempre, mas tive que assumir meu lugar novo. A última lição dos pais...há sempre um "depois" e depende de voce, como será.



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre o aborto.....

Quando se lê a maioria dos comentários sobre a decisão favorável ao aborto em casos de anencefalia, a impressão que fica é, que os "do-contra" agora acham que haverá uma louca corrida as clínicas, de milhares de gestantes que só estavam esperando essa "maravilhosa" notícia, para que finalmente possam satisfazer seu enorme prazer em eliminar a vida que estão gerando ! Ou seja....a maioria "acha" que a decisão liberou o aborto geral. Bem. Nem mesmo se houvesse uma liberação geral haveria um aumento de abortos. O aborto já é uma realidade e é feito na maioria da vezes não numa clínica clandestina e sim, em casa tomando chá de quebra-pedra e outras ervas conhecidas como abortivas...fora de alguns medicamentos que causam aborto também. O aborto continuaria algo que sempre foi e sempre será, apesar de toda intromissão pública : Uma decisão pessoal e íntima da mulher.






Uma mulher, com essa decisão, adquiriu apenas o direito mais amplo de escolha...ela não pode mais ser criminalizada se ela decidir que não quer esperar os nove meses para perder o bebé. Uma quantia muito grande de mulheres NÃO VAI ABORTAR, por razoes religiosas mesmo, ou por ter um fio de esperança que o diagnóstico estava errado... então, não consigo entender esses comentários sobre o assunto, que querem fazer crer que "o aborto" foi "liberado".....


Parabenizo os que decidiram dar ao menos o DIREITO DE ESCOLHA....e agora, as instituições religiosas poderiam fazer o favor de calar sobre a decisão judicial e começar fazer um trabalho mais interessante....o de dar apoio para todas aquelas famílias que se decidem pela vida do feto e que precisam de ajuda emocional e moral da sua comunidade religiosa! Essas instituições, que parecem servir apenas para fazer vigílias e vez de propor um apoio real para gestantes, para que essas não tomam uma decisão errada aos olhos deles !