sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Além da política.....






Queridos amigos, ou ao menos aqueles que ainda me consideram amiga, apesar da minha posição política....

Eu gostaria compartilhar com vocês algumas considerações, que não tem nenhuma ligação direta com a atual campanha eleitoral, porque já cansei das demagogias e das mentiras e da ignorância alheia.
Não....eu queria compartilhar uns pensamentos meus.
Andei refletindo esses últimos tempos sobre a tão falada inclusão.
A inclusão dos pobres na classe média, por exemplo.

Eu acho q nenhum programa político de nenhum dos partidos existentes tenha trazido ou trará qualquer verdadeira inclusão.
Porque eu acredito que o atual sistema classista é muito mais um problema cultural, do que um problema econômico....e por isso, precisa ser combatido à nível cultural e não somente à nível político/econômico.
Politicamente se defende a ideia que a classe social depende do seu salário, mas isso não é bem assim.
O que realmente muda sua classe social, é o conhecimento. O dinheiro muda apenas sua classe econômica...nem sempre sua classe econômica determina o lugar que você tem na sociedade.
Uma sociedade só fica forte quando há igualdade social/cultural...não com a igualdade econômica!!!
Dinheiro é algo passageiro...em certos tempos da sua vida, você pode estar financeiramente bem...em outros você pode estar encrencado....o que fica é aquilo q você sabe...seu conhecimento, sua cultura, aquilo que você aprendeu. Ter dinheiro, uma mansão e um carro importado não faz de você alguem com quem se possa conversar e debater....sua educação e seu nível de conhecimento, esses sim , fazem de você alguem que possa acrescentar valor a vida de outros!

Dinheiro não é o verdadeiro poder! CONHECIMENTO é !
Conhecimento é algo que nenhuma circunstância econômica pode tirar de você.

O atual governo brasileiro tem como objetivo realizar os sonhos econômicos de todos ( pelo menos se você acreditar nas propagandas eleitorais!)... mas programas que trariam uma verdadeira mudança social profunda, não há.
O segredo para uma nação fortalecida, é a qualidade, não a quantidade....ou melhor ainda....a quantidade UNIDA a qualidade! Mais BOAS escolas, com boa estrutura predial, que seja um convite para classes mais abastadas a matricular seus filhos nelas....a diminuição de incentivos para escolas particulares, um MEC mais bem estruturado que tem como meta principal a qualidade de ensino e não ideias esdrúxulas de facilitar a língua portuguesa ou ampliar programas de educação sexual.Não apenas mais cursos ou mais universidades e sim, mais BONS cursos e mais BOAS universidades.

A fome se combate mais duradoramente com a ampliação de escolas, do que com programas governamentais a base de bolsas....porque as bolsas podem somente mudar uma situação de emergência, servindo como operação "tapa-buraco"....mas a longo prazo é preciso que a sociedade inteira mude profundamente, senão vamos continuar ainda nos próximos 100 anos discutindo, se o PT é melhor do que o PSDB e a conversa nunca sairá disso!!!

É necessário lembrar, que toda mudança real precisa partir de nós mesmos. Precisamos entender que somos de fato iguais....quem já recolheu ossos num cemitério ou quem já prestou atenção na aula de biologia, sabe disso!
Nossas cabeças também não são diferentes...a faxineira tem sonhos de felicidade e amor iguais a dondoca que a contratou e os olhos do gari certamente brilham tanto quanto os do gerente de uma loja quando ambos pensam no dia de folga que pretendem passar na praia com os filhos....

Nosso desafio social é mudar, porque do jeito que está, não pode continuar.
A política cheia de demagogia e falsas promessas precisa ser reciclada...mas isso só vai acontecer se a sociedade brasileira passa a cobrar os serviços prometidos, que são um direito nosso e não um favor que alguém nos faz!
E claro que além de cobrar, o nosso comportamento precisa mudar. Nós precisamos todos fazer a nossa parte....não apenas na hora de votar e sim, sempre....seguir as regras, respeitar outras pessoas.
Você já faz isso? Então passe a cobrar dos outros! Isso está no poder de todos nós.
O Brasil somos NÓS, nosso comportamento, nosso jeito de ser.....o povo brasileiro é que representa o Brasil...não somente o presidente ou os políticos....e se quisermos ter um Brasil diferente, NÓS temos que ser diferentes e não apenas cobrar mudanças na política.