sexta-feira, 14 de março de 2014

Ler ? Pra quê ??




Nos dias atuais, um dos desafios na educação de nossos filhos, reside em fazer com que os livros voltem a ocupar um lugar importante em suas vidas. Isso tem se revelado uma árdua tarefa nesses complexos tempos modernos, nos quais a leitura lenta e prazerosa concorre com a velocidade das informações trazidas pelas mais diversas mídias.

Para muita gente da geração atual ler um livro em vez de assistir a um filme pode ser tranquilamente comparado, em termos de ritmo e velocidade, a cavalgar em vez de conduzir  um carro! Ler um livro ou a assistir a um filme? Cavalgar ou conduzir um veículo veloz? A  maioria decerto prefere, quase sempre, a alternativa mais rápida e vertiginosa. Só que velocidade não é tudo que precisamos na vida! Fico com o Imperador Otávio Augusto: "Festina lente!", isto é, "devagar pode ser rápido!"

Sem dúvida somos seres emocionais, e é certo que necessitamos de sensações físicas e de estímulos mentais para entender o mundo que nos cerca. Nossa mente é ativada através dos nossos sentidos: são eles que nos fazem compreender a realidade que nos envolve.
Claro que no dorso de um cavalo não é possível cruzar-se um oceano, mas cavalgar aguça positivamente os sentidos, desperta novas emoções, tanto isso é assim que existem terapias baseadas nessa atividade...

http://www.saudeintegral.com/artigos/equoterapia.html

O mesmo fenômeno terapêutico acontece com a leitura. Ela estimula a mente de forma muito especial!
Um bom livro transporta-nos do nosso universo restrito a lugares desconhecidos:  do limitado e cotidiano, ao insólito e infinito....

A leitura atiça, provoca, treina o cérebro, explica, acalma, clareia a mente, retira amarras e diverte.
Lendo aprende-se a interpretar, argumentar, discernir, fundamentar, organizar, compreender, imaginar, pensar, opinar e expressar opiniões próprias. A leitura liberta...

Precisamos ler mais!


Dito isso, aqui estão as minhas 8 simples dicas para estimular o gosto pela leitura :




1. Deixe-se enfeitiçar por desenhos caprichados e por histórias bem boladas na hora de escolher os livros que você quer ler para seus filhos. Ler é compartilhar e tem que ser tão prazeroso para você quanto para eles.

2. Seres humanos adoram histórias! Leiam contos pros seus filhos.... inventem histórias malucas, engraçadas e até "sinistras" para eles; incentivem e deixem as crianças criar e contar suas próprias histórias.

3. Tentem criar um hábito, uma tradição familiar, de ler junto com os filhos, de preferência sempre no mesmo horário, como por exemplo na hora de ir pra cama. Ler é uma carícia verbal!

4. É necessário banir a tv, computadores, tablets e smartphones do quarto das crianças. Eles não precisam dessa parafernália para ter uma infância feliz!

5. Quando um novo filme for lançado no cinema, que tenha por inspiração um livro, não permitam que seus filhos assistam ao filme antes de terem lido o livro. Expliquem o porquê....

6. Mantenham seus filhos longe das mídias o maior tempo possível. Smartphones e tablets só deveriam ser usados com alguma frequência a partir dos doze anos de idade. Antes de poder usar as informações difusas transmitidas por essas mídias de forma adequada, o cérebro necessita criar uma base emocional sólida, construída por experiências tácteis e interação humana saudável.

7. Toda nossa sociedade depende do diálogo e é nas famílias que tem início os processos de aprendizagem, interação e comunicação quer verbal, quer corporal. É preciso beijar, abraçar, fazer cócegas e conversar muito... Curiosamente muitos de nós precisam reaprender tudo isso.

8. Transforme os livros lidos por seus filhos tanto numa fonte quanto numa ponte de comunicação... Indague pelas personagens e aventuras preferidas, também procure brincar com as ideias, buscando recordar de livros com temas semelhantes que você tenha lido.... É bom ter assuntos em comum.





Interessante também ler o artigo seguinte sobre o uso da tecnologia na idade precoce...

http://antesqueelescrescam.com/2014/03/11/10-razoes-para-se-proibir-tecnologia-para-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário