quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Finitude repensada....



Há tempos que nos desafiam a pensar em nossa finitude. A maioria de nós não pensa muito na espada de Dâmocles que está pendurada sobre nossas cabeças, capaz de terminar a vida num instante, ate mesmo porque nossa vida sería muito complicada se ficássemos o tempo inteiro pensando na morte. A maioria das pessoas que me conhece, sabe que eu não acredito em Deus, e muita gente me pergunta:....Como um ateu lida com essa questão??
Gostaria então de mostrar como eu, sendo ateia, lido com isso.

Pensamentos  lúgubres  me acometem com mais frequência quando pretendo viajar de avião, durante o proprio vôo ou antes de subir numa gôndola de roda-gigante de um parque de diversões itinerante.
Essas ocasiões tem como efeito colateral, uma breve reflexão sobre a vida e a morte e levam a questões tanto profundas, quanto profanas como :

....será que vão sentir a minha falta, ou vão apenas procurar alguem que saiba cozinhar, passar e arrumar? Quem vai passear com o cachorro na minha ausência? E as plantas? Vão esquecer de aguar e as coitadas vão morrer....como eu ....porque esse avião não pára de tremer?????????
A vida é injusta! Tanta gente ruim que não morre. Preciso continuar viva para manter pelo menos um pouco de justiça....equilibrar a balança. Ou será que alguem me considera ruim também? Certamente. Ninguem é sempre bom e todos nós temos um lado pelo menos"encardido"!....O que é que eu fiz de bom nesse ano? Ajudei alguem? Fiquei calada quando foi preciso e falei quando havia necessidade? Ou fiz o contrário....fiquei calada quando deveria ter falado e falei quando devia ter ficado calada??E se eu de fato morresse agora...como será isso....morrer? Acho que não vou me lembrar depois de morta...não deve ser tão mal assim.-------------Sei não....como será que vão se virar em casa sem mim? Como meu marido vai ficar? Vai me substituir logo, ou vai ficar só por muito tempo? Acho que não!....E os meninos? Como vão ficar? Alguns já adultos, vão ficar bem, mas a caçula?? Ai que saudade...e nem morri ainda!!!! Porque é que é preciso sobrevoar toda floresta amazônica para ir pra São Paulo??? Ihhhh....aquele avião da GOL foi horrível....não quero morrer assim não! Que tal na cama...dormindo....hmmm! Detesto quando escuto estalos ...ate parece que o avião é de plástico. Quero dormir! Tou com fome....se a aeromoça tá despreocupada, também não preciso ficar encucada!! Quero tomar uma coca-cola bem gelada....com gelo extra! Tomo refrigerantes demais....se eu sobrevivo esse vôo, vou diminuir....senão vou ter problemas de saúde na minha velhice. Será que eu vou ficar bem velha ?Cheia de netinhos? Sería legal....




Enfim....citando Peter Pan : A morte para mim, será uma grande aventura!
Não a temo, sei que ela vem para todos.
Na morte seremos iguais.
Prefiro pensar na vida!!!

4 comentários:

  1. criei um tópico sobre a morte lá na EAD ... nem sabia que vc escreveu sobre ela aqui ... rsrs

    ResponderExcluir
  2. E eu não sabia q vc tinha feito um tópico sobre esse tema....rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do final:

    "Não quero ser igual. Prefiro continuar diferente."

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiiiiiiiiiii miga...

    Gosto do seu jeito de escrever, vc é transparente.
    bjsssssss

    ResponderExcluir