domingo, 6 de outubro de 2013

Carta para meus filhos....

Meus queridos,

Quando falo que tenho cinco filhos, muitas pessoas ficam espantadas...
5 filhos?
Nossa, como devem dar trabalho!!!


Pois bem, não tenho como negar que vocês dão trabalho.
Mas eu sabia disso antes e eu ainda assim optei em ter todos vocês.
Um por um vocês vieram e enriqueceram nossas vidas....cada um de uma maneira diferente.

Sim, passei a dormir muito pouco!
Meu deficit de sono nem um coma poderia recuperar, mas pra que dormir, se podia passar esse tempo admirando minhas obras mais preciosas?

Confesso que eu inicialmente não sabia nada sobre vocês.
A gravidez apenas prepara para o parto, não para o que vem depois disso!
Nenhum de vocês me foi entregue com um manual de instrução, embora precisasse de um! Acreditem!



Assim , tive que fazer experiências, descobrir o que funcionaria melhor e sempre quando achei que tinha descoberto o jeito ideal de fazer as coisas, um outro de vocês me mostrava , que isso não funcionaria com ele de jeito nenhum!
E aí tive que começar tudo de novo.




Erros e acertos, erros e acertos e mais erros e acertos!

E muitas pessoas dando dicas valiosas e outras dando pitacos menos valiosos, enquanto eu tentava dividir o joio do trigo, aproveitando algumas coisas, descartando outras!
Isso não foi fácil e continua sendo uma tarefa árdua.

Bem que ninguém nunca tinha me prometido que seria fácil.
E como tudo na vida, as coisas mais complicadas também guardam a maior compensação.



Tivemos dias horríveis, que nem quero me lembrar, mas tivemos também dias tão maravilhosos, que eu não trocaria por nada nesse mundo.
Vocês cresceram, quase todos já são adultos e cada um de vocês tem suas próprias batalhas.
Os dias chegaram que um ou outro diz :

" Ah, então foi por isso que mamãe dizia/fazia/brigava/alertava....."
ou
" Siiiim, me lembrei daquilo que papai falou....."
ou
" Oh...você tinha razão naquele dia...."

Muitas coisas que eu fiz, vocês só vão poder entender quando tiverem seus próprios filhos.


Ou quando cometem seus próprios erros.....porque infelizmente não posso proteger nenhum de vocês das eventuais dificuldades que a vida vai arranjar.
O máximo que eu podia fazer, era preparar vocês para o que pode vir da melhor forma possível.
Sei que devo ter errado centenas de vezes.

Mas também tenho certeza que acertei a mesma quantia!

Freud já dizia que a culpa é sempre das mães.
Uma injustiça!
Obviamente o pai também sempre é tão culpado quanto!
Mas uma coisa tá certa, determinar de quem é qual culpa não vai resolver muita coisa, então sejam gentis....somos apenas humanos.

Acho que as lições que nós achávamos mais importantes foram repassados, como :
Se importar com o outro...
ter compaixão,
ser mais do que ter mais,
dar mais valor a uma biblioteca do que a um guarda-roupa,
respeitar  o próximo,
ser gentil com qualquer cidadão, seja rei ou mendigo,
saber rir de si mesmo,
tentar ser feliz,
ser autêntico e
ao ser derrubado, levantar, bater a poeira e seguir em frente!

Nada me mudou mais drasticamente do que ser mãe.
A partir desse momento, a minha vida mudou de forma irreversível.
Eu mudei.
Tudo mudou!
As minhas prioridades viraram de cabeça pra baixo e tudo aquilo que já tinha tido alguma importância na minha vida, passou a ser insignificante.

Minha vida, pela vida de vocês.
Sempre.
Aprendi o significado da palavra "amor".
Um significado totalmente novo para mim.
Da palavra bonita para o sentido da palavra num piscar de olho.
Daria a minha vida, sem hesitar, sem pensar duas vezes.
Lutaria até a morte para proteger vocês.

Quantas lembranças....

Centenas de fraldas, vômitos, pequenos cortes e pancadas, catapora e dengue, vacinas e palmadas, abraços e beijos, discussões e provocações, cantoria e brincadeiras, fardas escolares e festas de aniversário.....

Esterilizando freneticamente mamadeiras e chupetas, acreditando que minha primogênita morreria ao botar algo não esterilizado na boca....uma loucura da qual a minha segunda filha me curou.

A queda do meu filhão no quintal, entrando todo ensanguentado e sem chorar na cozinha...
quase tive um enfarte naquele dia!

A menor trancado no banheiro chorando desesperada, porque a mais velha tinha contado que havia um urso no lado de fora...

A síndica do prédio implicando comigo, dizendo que parecia que o condomínio criava pastores alemães, já que o muro branco tava cheio de manchas das "patas"....que provavelmente eram dos meus filhos!!!

As lágrimas da mais velha ao ter que ficar sozinha na sala de aula pela primeira vez...

O choro inconsolável da outra ao tirar "apenas" um 8 na matéria!

A caçula tirada do berço pela mais velha, apesar da expressa proibição.... e a consequente queda do bebê da qual só soube por causa da confissão tardia, anos depois!

O filho se jogando no chão do supermercado aos berros porque não receberia o pacote de balas que queria....

Jogando "Monopoli" e "A-de-donha" e contando histórias de terror quando faltava energia de noite, deitados na cama fofocando....

Quando olho para vocês hoje, vejo pessoas muito interessantes.
Não há nada de "faz-de-conta" ou artificial em vocês....
Um abraço de vocês é um abraço de verdade.
Um beijo é um beijo de verdade.
O que vocês fazem, fazem com o coração inteiro ou não fazem!

Tivemos e temos muitas histórias.
Histórias imperdíveis e muitas vezes loucas, que nós uniram e das quais surgiram tradições e lembranças só nossas.
E eu não queria nada diferente disso e não trocaria minha vida com vocês por nada no mundo inteiro!

Amo vocês.
Sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário