terça-feira, 29 de outubro de 2013

Monólogo ao volante.....




Eu dirijo muito.

Muito mesmo...não é brincadeira!

Não foi sempre assim......

Alguns anos atrás, eu morria de medo do trânsito e ficava me perguntando como alguém tinha coragem de ultrapassar aqueles caminhões monstruosos.

Velocidade me apavorava.

Durante anos nem pensei em tirar minha carteira de motorista.....só que a vida de alguém com cinco filhos cheios de atividades extracurriculares e pais idosos morando num bairro distante, sem saber dirigir, fica extremamente difícil.

Pegar ônibus significa passar pequenas eternidades no sol quente esperando, entretendo os meninos para não pularem na pista!

Um dia cansei disso tudo e decidi de tirar a benedita licença, aos trinta e alguns anos e grávida.

Fazer a prova de direção dias antes do parto já dá outra crônica!

E a partir desse dia, virei "mãetorista", sem boné ou salário.

Logo no início dessa minha nova carreira, eu não entendia porque o meu marido definitivamente odiava ter que dirigir pra lá e pra cá.
Eu mesma curtia a nova liberdade de ir e vir....mas....eu também nunca  imaginei que passaria horas e horas da minha vida presa em fileiras intermináveis de carros.
Na verdade nunca imaginei um monte de coisas em relação a isso!

Por exemplo...:

- Que eu aprenderia dar boas aceleradas, sem medo nenhum, quando a estrada e o limite de velocidade permitem....

- Que eu não me deixaria apavorar por apressadinhos que pretendem me cortar pela direita...

- Que eu adquiriria um vocabulário de xingamentos de bom tamanho e em três línguas para situações "delicadas"....

- Que saberia o que é sono instantâneo e quais quantias de Coca-Cola, Guaraná, Café e Red Bull devo misturar para me manter acordada...

- Que conseguiria dominar filhos briguentos no banco traseiro só com a força da minha voz e olhares fulminantes sem falhar na atenção...


Dirigir é uma aventura!

Tentem contabilizar uma vez, quantas vezes vocês já escaparam de uma batida feia por um triz, quantas manobras loucas vocês já testemunharam, quantas vezes vocês se sentiram desafiados e quantas vezes vocês aceitaram o desafio!
Quantas vezes vocês já tentaram ser "multi-tasking", dirigindo e telefonando ao mesmo tempo, quantas vezes vocês já chegaram em casa sem conseguir lembrar se passaram o último sinal já no vermelho e quantas vezes vocês perceberam repentinamente que estão num bairro completamente desconhecido sem lembrar, como raios foram parar ali!

Dirigir as vezes também é uma forma de meditação....

Prestem uma vez atenção nas viagens estranhas que nossa mente dá  enquanto dirigimos a sós. 
Repensamos conversas que tivemos, respostas que deveríamos ter dado, pensamos nas listas de compras e como passaremos as próximas férias, imaginamos os presentes que queremos dar no Natal e filosofamos sobre os dizeres nos adesivos do carro da frente.

Tem hora que estamos fisicamente no carro, mas nossa cabeça está num lugar bem distante....e a única coisa que falta , é fazer "oooooommmmmmmmmmmmmmmm....".


Nesse sentido...boa viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário