quinta-feira, 20 de junho de 2013

Rótulos ...

Seres humanos gostam de simplificar as coisas. Uma das formas que encontraram para fazer isso, é dar algum "nome aos bois".
Uma coisa que tem nome, um comportamento nomeado, tudo isso facilita nossa vida, porque ajuda a organizar e homogenizar nossos pensamentos. Nomearam e rotularam por exemplo, os diversos distúrbios mentais. 
Antigamente, as pessoas eram taxados apenas como "loucas", ou  "doidas", já hoje em dia, graças a psicologia e psiquiatria moderna , cada "doidice" tem um nome específico, o que contribuiu sensivelmente para a percepção de haver hoje em dia muito mais gente perturbada. 
Faz parte da nossa vida atual de ser bipolar, ter a síndrome TDAH ou ter pelo menos alguma fobia interessante, da "abissofobia" ate a "zoofobia" tem de tudo, basta escolher!




Outro exemplo de nomear para descomplicar a vida, só que conseguindo o inverso, foram as rotulações "machista" e "feminista".
A princípio algo tão fácil : Se o seu eixo de pensamento gira em torno do "homem" e do universo masculino, então você é machista....se o eixo do seu pensamento gira em torno da "mulher" e do universo feminino, você é feminista.
Mas, em vez de simplificar, as duas palavrinhas trouxeram a maior confusão para muitos e o que podemos observar hoje, é que pouca gente sabe o que de fato é "machismo" e "feminismo" e em alguns casos essa rotulação serviu a propósitos inimagináveis. Um exemplo? Conversa numa família somente constituída por uma mãe com sua filha ...

Filha : Mãe, você já lavou minha calça jeans que eu deixei na cesta de roupa suja?
Mãe : Não, não lavei !! Porque você não lava voce mesma ? Você é muito "machista" porque pensa que só porque sou sua mãe, devo lavar suas jeans !

Como é isso? Se trata de duas mulheres , onde é que entra o "machismo" nisso?? Na realidade o exemplo acima apenas trata da preguiça  ou da falta de tempo ou da falta de vontade, mas como isso são colocações um tanto auto-acusadoras, é mais fácil botar a culpa num imaginado "machismo"  externo.



Tenho observado, que algumas pessoas usam a palavra "machismo" para não precisar fazer suas mais básicas tarefas "humanas". Não fazem o que devem por ser coisa do "machismo" ou também do "feminismo" e o que termina faltando é o tal do "bom-senso".

Rótulos que se usam indevidamente e em excesso, perdem seu sentido, seu foco principal e também a sua força.
Eles são práticos, mas devem ser usados com muita cautela, porque uma das grandes desvantagens da rotulação dos nossos comportamentos, é uma visão estreita do mundo que nos cerca. 
Invés de ter uma perspectiva ampla e diversificada da vida, passamos a ver tudo de forma  "bifocal" : ou tudo é preto, ou tudo é branco. 
O mesmo fenômeno podemos observar tanto na política , como também em questões religiosas. Há uma tendência brasileira de se enxergar os acontecimentos políticos e religiosos apenas por duas lentes, "os reacionários" e "os esquerdistas", preto e vermelho como também os "crentes" e os "ateus".
Se estou descontente com um desses lados, devo pertencer ao lado oposto!  E esse lado oposto não pode ter de maneira alguma argumentos interessantes, justamente e apenas, por ser o lado oposto!
Não pode haver um caminho do "meio", porque o "meio" é um "limbo", algo indefinido e portanto inexistente. 

Essa forma de pensar em linhas claras, definidas e castradas, dificulta tremendamente qualquer diálogo frutífero e piora ainda mais quando ambos os lados se fundem com outras ideias,  como no caso dos "religiosos reacionários" ou dos "ateus esquerdistas". 
O supra sumo da loucura em massa !

Precisamos rever nossos conceitos,  aprender a dialogar e aprender a pensar fora das rótulações óbvias para conseguir enxergar o mundo de forma menos tolhida.



3 comentários: