quarta-feira, 26 de junho de 2013

Heróis na minha vida ...

Todos nós precisamos de pessoas em nossas vida, que nos inspiram, que são exemplos a serem seguidos, que são especiais. A maioria de nós, recorre na busca de ídolos e mentores, aos grandes nomes da história, como Nelson Mandela, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Steve Jobs, Albert Einstein, Marie Curie e muitos outros....
O mundo tá cheio de pessoas interessantes e inspiradores!

Marie Curie
Nelson Mandela


Eu prefiro exemplos mais "palpáveis"....os que não tem tanta fama, mas vidas interessantes e especiais, pessoas bem reais e próximas.
Tenho o privilégio de ter algumas dessas pessoas inspiradoras na minha vida. 
Pessoas que de alguma forma moldaram e influenciaram a minha visão do mundo.
Criaram fundamentos, me deram base, me deram ideias e ideais, um passado e um futuro.
Eles são o meu patrimônio mental e emocional.
Eu gostaria compartilhar os meus "heróis" com vocês, e ao mesmo tempo quero motivar vocês a fazer o mesmo! Compartilhem com suas famílias e amigos, os heróis da sua própria vida. 

Duas pessoas especiais se destacam na minha lista de personagens inspiradoras.
A primeira, sem dúvida, é o meu pai. As palavras que melhor o descrevem são : implicante, questionador, incansável, perspicaz, sensato e uma força da natureza!



Teve uma vida bastante difícil , passou por duas guerras mundiais, profissionalmente versátil, trabalhou como massagista, cavador de poços (no Brasil), mascate, ator, jornalista, promotor de vendas e diretor de teatro .
Numa idade em qual muitos já sonham com uma aposentadoria, ou seja, aos 64 anos, ainda decidiu abrir um bar, já que na idade dele, era difícil encontrar um emprego numa empresa ou numa loja e ele precisava ainda trabalhar porque tinha uma família para sustentar. 
O bar não foi uma das suas melhores ideias e ele faliu. 
A vida não parou e ele muito menos! Ele se recompôs e decidiu montar um teatro intinerante, apenas com a cara e a coragem, algo que já tinha sido o "negócio da família" em outras épocas. Isso sim, deu certo e ele trabalhou com o teatro até fazer 75 anos. 
Viver num lugar mais quente era a próxima meta e assim a nossa pequena família foi parar no Brasil, com mala e cuia, um cachorro e uma tartaruga...
Mudanças, na visão dele, nunca tinham um tempo específico ou certo para acontecer. Nenhuma idade ele considerava um obstáculo válido! Ser "novo" demais pra ele não existia, já que ele mesmo aprendeu a ler com 3 anos, viajou sozinho de trem aos 7, vendia coisas no mercado negro aos 10....ser "velho" demais idem! Quem determinou os parámetros, foi ele mesmo e mais ninguem. Conceitos de terceiros eram lapidarmente ignorados !
Ele sabia que oportunidades podem surgir do nada e nunca era tarde demais para começar algo totalmente novo.
Em 2004, aos 94 anos de idade, ele embarcou na sua última grande viagem e aventura, rumo ao desconhecido mundo do além...

A segunda, sem dúvida, é a minha sogra, que ainda é novinha em relação ao meu pai, mas também já trabalhou muito e é incansável !




As vezes apelidamos ela de "tanque de guerra", "inderrotável" ou simplesmente de "guerreira"....pois ela é tudo isso!
Em épocas que mulheres pensavam apenas em casar e ter filhos, ela queria se formar, queria trabalhar e ter uma vida independente. Estudou e se formou no Rio de Janeiro, longe da família e a contragosto dos pais. Casou e trabalhou durante algum tempo escondido do marido. Ironicamente, naquelas reviravoltas que a vida costuma dar, houve depois uma fase na qual ela ficou responsável pelo sustento da família : quando o marido foi perseguido e afastado da função dele como professor universitário durante a ditadura militar! 
Sempre cuidou de tudo e todos com muita dedicação, muito carinho e de forma incansável.
Durante 30 anos formou profissionais de saúde como professora universitária, e até hoje em dia, ela é uma referência para a maioria deles.
Teve tristezas profundas, muitas perdas, desgostos amargos e grandes decepções, mas ainda assim, nunca se entregou, nunca desistiu e nunca ficou pra baixo, por mais que o mundo conspirasse contra ela. 
Nas horas mais difíceis, ela respira fundo, ergue a cabeça e peita o contratempo! 
Hoje ela ainda tem forças para criar uma bisneta, voltou a estudar e se formou em psicanálise. Profissionalmente pensa em abrir em breve um consultório e dar assistência a pessoas de terceira idade. Continua a fazer cursos e pensa em fazer uma especialização ! 

Vive la vida loca!


Sempre quando estou cansada e desanimada, essas pessoas me inspiram a tentar tudo novamente, a não me deixar abater, a continuar a batalha. Graças a eles sei, que o mundo é como o mar, as vezes calmo, as vezes revolto. Quando me sinto num barco a deriva ou quando me desanimo na calmaria, os exemplos de vida dos meus heróis, passam a ser meu farol, constantemente piscando e assim mostrando por qual caminho devo nadar, que sempre há um bote salva-vidas e tudo dará certo no final.




Nenhum comentário:

Postar um comentário