Para conquistar o meu respeito é preciso bem mais do que palavras bonitas.
Uma boa faxineira merece mais consideração do que um bacharel de direito ou de outras áreas, recém saído de uma daquelas universidades particulares sem tradição ou exigências maiores (que atualmente proliferam como fungos e formam gente que mal consegue escrever ou interpretar um texto com mais profundidade do que um livro de Paulo Coelho) , ou do que um gênio que passa sua vida fumando maconha curtindo sua inteligência "superior".....
Algumas pessoas só apresentam uma fina camada de "verniz" cultural e já acham que merecem o título de "intelectual", mas ter uma obra literária na estante não é o mesmo de ler e entender a mesma.
É melhor ler obras menos exigentes e mais variadas por puro prazer, do que exaltar orgulhosamente leituras de aclamadas obras como de Dostoiévski ou James Joyce, sem ter compreendido o conteúdo das mesmas.
Aliás....só o ato de alguém se gabar por ter um diploma, já é um atestado de falta de noção da realidade.
Boas notas escolares, graduações, especializações, mestrados ou doutorados não são automaticamente um atestado de genialidade. O conhecimento adquirido e acumulado precisa ser usado, repassado e compartilhado para ter um significado maior.
Ou seja...
Se você tiver um diploma de pedagogia, primeiro é preciso praticar, trabalhando na área e ganhando experiência, para poder se chamar de pedagoga, assim como também não basta ter um diploma de medicina, saber pedir mil exames e prescrever medicamentos para se chamar de médico.
Um médico de verdade, precisa olhar nos olhos dos seus pacientes enquanto fala com eles, saber fazer uma anamnese, ter a vocação e muita empatia!
Meu respeito e minha admiração portanto, estão reservados para todos aqueles que permanentemente usam todas as suas qualidades para o bem deles e de outros e que não descansam nos louros conquistados nas brumas do seu passado.
Ser alguém na vida, ser respeitado e admirado, hoje ainda requer o mesmo que antigamente :
Trabalho honesto, benfeito e constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário