domingo, 11 de agosto de 2013

Sobre homens, pais e o dia dos pais...e não ! Isto não é só mais uma homenagem !

Hoje é o dia dos pais aqui no Brasil....e normalmente eu poderia fazer uma singela homenagem a todos eles ou ao menos para o meu pai.

Confesso que não estou com nenhuma disposição no momento de fazer isso.
Passei o dia inteiro hoje ouvindo e lendo as mais diversas declarações melosas/amorosas/divertidas/tristes em nome desse dia, nas diversas redes sociais.

Portanto, não conseguirei escrever nada nem minimamente original...e eu não quero escrever nada que não seja original para reverenciar o meu pai ou o pai dos meus filhos....eles merecem algo especial!

Então decidi de fazer uma pequena comparação das diversas formas de celebração dessa data ...porque ao contrário do "dia das mães", o dos pais ao redor do mundo, se comemora em datas diferentes...

Nos EUA e em mais 60 países, é sempre no terceiro domingo de junho.

Em alguns países é em novembro e em outros no dia de São José, no dia 19 de março.

Na  Alemanha, é no 40. dia depois da páscoa, ou seja, no dia da "ascensão de Jesus", um feriado católico.
Diferente do Brasil e outros países, o "dia dos pais" na Alemanha tem um diferencial.

Lá também é chamado de "dia dos senhores" e portanto abrange todos os homens e não apenas "pais".
Seria no caso um dia no qual os rapazes jovens teriam a oportunidade de conhecer os costumes, bons e ruins, de homens adultos!
Por isso, nessa data, é possível ver grandes grupos de homens, que ficam o dia inteiro longe da família, fazendo passeios nas florestas e no campo para se divertir, com direito a lanches e grandes quantias de cerveja....

Mulheres geralmente não participam e deixam eles completamente a vontade!





Bem....tanto faz como cada um se diverte na sua data especial, eu pessoalmente tenho um "relacionamento" pouco positivo com datas comemorativas em geral.
Não gosto dessas criações comerciais e não acho que mães, pais, avôs e crianças precisam de dias especiais para serem lembrados.

E cada um de nós já tem um dia de comemoração pessoal : o aniversário!

Será que estamos emocionalmente tão empobrecidos, que só conseguimos pensar nas pessoas em datas artificialmente criadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário