sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dicionário interativo da Miroca

Bem vindos ao primeiro e único dicionário interativo da Miroca


Esse artigo vai ser constantemente reeditado. Quero dar explicações lúdicas para palavras que usamos cotidianamente, às vezes sem pensar muito no seu real significado. Para isso copiarei as definições reais da Wikipedia, mas darei em seguida a minha particular explicação baseada nas minhas experiências e vivências. Gostaria de poder contar com a participação dos meus leitores, que podem sugerir palavras que gostariam de ver no dicionário da Miroca, nos comentários. Vamos começar com a :
Hipocrisia :

A Wikipedia diz :
hipocrisia é o ato de fingir ter crençasvirtudesideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.
                                                                         ***
Definição da Miroca baseado na espionagem :

Hipocrisia é quando um conhecido seu, um religioso fanático que não perde um culto, que participa dos encontros de casais com Cristo, que termina todas as frases com "amém irmã /o", que tem no carro um adesivo avisando que ele é "rastreado por Jesus" e que só vai para um show se for de "gospel", recebe o salário de um emprego fantasma pela prefeitura...para compensar o pecado, ele paga regularmente o dízimo!




 ------

Troll ou trollagem:

A Wikipédia diz :
Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos – como ogros – ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas.
                                                                        ***

Definição da Miroca baseado no uso de diversos fóruns de debate :

O Troll hoje em dia é um ser muito esquisito que trocou a floresta encantada pelo mundo virtual encantado. A aparência dele pode variar, mas acredito que deve ser muito feio, já que ele não gosta muito de mostrar sua cara verdadeira,  preferindo imagens falsas. Há muitos pedidos de não alimentar o mesmo, o que mataria o coitado, por isso as vezes alimento um ou outro escondidamente. O único passatempo dele nos fóruns de debate é chamada de "trollagem" e irrita outros debatedores. Na Wikipédia o Troll também é descrito como :     "criaturas humanoides, não muito inteligentes". 
          Por observação diária posso afirmar que " não muito inteligentes " continua atualíssimo!





                                                                      ---

Parafrasear :

A Wikipedia diz :
 Parafrasear consiste em transcrever, com novas palavras, as idéias centrais de um texto. 

Definição da Miroca baseado na observação do uso linguístico dos que a cercam :

Parafrasear é definitivamente o uso exagerado da palavra "para" na linguagem usada no dia-a-dia.
Para que? Para onde? Para  mim? Para lá ou para cá? Para aqui agora, para que eu possa te botar para fora do carro ! Paralelepípedo !!! Para uma alemã, é uma parada escrever crônicas para brasileiros.
pararam para pensar sobre isso ???



                                                                           ---



Procrastinar :

A Wikipedia diz :
pro.cras.ti.nar
  1. deixar para fazer algo mais tarde

Definição da Miroca baseado na realidade diária :

13:24 horas. Quero escrever uma definição especial do verbo"procrastinar" ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
22:56 horas. Nossa, como ficou tarde....mas amanhã escrevo. Com certeza!!




-----

Ultrapassagem :

A Wikipedia diz :
Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade. Em vias de duas ou mais pistas, quando há linha divisória simples seccionada ou dupla seccionada à esquerda daquele que ultrapassa, o motorista pode ultrapassar quando for seguro.
                                                                           ***
Definição da Miroca baseado no trânsito brasileiro :

Ultrapassagem é passar pela esquerda, pela direita,  por cima , por coerção, atropelando pedestres, ciclistas e o cachorro do vizinho, em ruas com faixa única ou na contramão...só para chegar primeiro do que você no próximo sinal vermelho!





                                                                         ------


7 comentários:

  1. Pois bem...vamos analisar a palavra "Troll" no dicionário...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a definição de Troll ... hehehe !!!

    Acho que já fui um deles, estou me policiando, rsrs

    ResponderExcluir
  3. hehehe...todos já fizeram pelo menos uma vez na vida papel de Troll...

    ResponderExcluir
  4. Sugiro ... PARAFRASEAR... rsrsrsr! Boa noite

    ResponderExcluir
  5. Pri, você é demais!!! Mas vou botar só pra ver sua cara depois!hehehe

    ResponderExcluir
  6. Rrsrsrs! Deve ser uma Parada mesmo!! :) rsrsrsrs

    ResponderExcluir