quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Enem" para os pais....

Como podemos avaliar a educação que damos aos nossos filhos? Como saber que não fracassamos nessa tarefa?
Tirar notas ruins na escola, fumar maconha, dar respostas malcriadas, ter linguagem inadequada, bagunçar o quarto, tatuagens, piercings ou roupas e cortes de cabelo esquisitos e ter amigos indesejáveis, não avaliam de forma correta e definitiva a educação do lar, podendo ser no máximo considerados como "provas bimestrais", já  que esses comportamentos são passageiros e fazem parte do amadurecimento e, apesar de transtornar a família, não determinam definitivamente o futuro de ninguém.


Mas os valores éticos repassados de fato, esses sim, são determinantes na vida futura e só se manifestam numa fase mais madura. A avaliação que dispomos, o "Enem da família", definitivamente é o surgimento da/o  namorada/o  séria/o .
Ele ou ela, espelham os valores que nossos filhos têm e querem na vida. Honestidade, lealdade e um bom caráter, quem tem tudo isso , também exige isso de um parceiro. Quando nossos filhos escolhem um bom companheiro, isso mostra que fomos capazes de repassar os valores certos e duradouros aos nossos filhos.

4 comentários:

  1. Poxa ! Acertou minha testa ...
    Minha filha tem 13 anos, eu entro em pânico com ela, mas sua crônica me deixou mais tranquilo ... os outros dois meninos têm 23 e 25 anos, namoraram firme por anos, depois terminaram e arrumaram outra menina ... as meninas que eles deixaram eram problemáticas demais ... agora as que estão com eles, parecem que refletem estes atributos que vc citou ... eles estão procurando ainda ... ah, a menina é atéia ... me desafia a provar que Deus existe todo dia ... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Honestidade, lealdade e um bom caráter, quem tem tudo isso , também exige isso de um parceiro.

    Isso eu vou registrar na mente ....

    ResponderExcluir
  3. Essa crônica nasceu da observação mesmo dos meus filhos..é algo interessante de se olhar e realmente não há razão para entrar em pânico. A escolha deles realmente é um reflexo daquilo q vc e sua esposa conseguiram passar de fato.
    Aquele velho ditado : diga me com quem andas , que te direi quem és....é bastante certo!
    Boa sorte pra prova para todos nós....rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Vlad....hahahahahah....ser ateia pode ser legal!!! O q importa realmente são os valores!

    ResponderExcluir