domingo, 21 de julho de 2013

Acasos...

Embora a palavra "globalização" seja moderninha , o fenômeno é antigo!
Afinal das contas, a humanidade migra e negocia ao redor do mundo, ou seja globalmente, há séculos.
Na verdade pode se afirmar, que nosso planeta nem é tão grande assim e todos nós estamos juntinhos, juntinhos!
Vocês não acham?
Mas essa é a mais pura verdade!




Para ilustrar melhor o meu raciocino, vamos pensar em viagens!
Numa viagem, como a maioria de nós já deve ter vivenciado, é possível "tropeçar" num conterrâneo em qualquer lugar do mundo, mesmo em lugares inóspitos ou improváveis!
E por incrível que parece,  quando você se encontra com um conterrâneo, ao conversar com o mesmo, você provavelmente constata que :

* você já morou no mesmo prédio ou
* vocês nasceram na mesma cidadezinha do interior ou
* vocês tem amigos ou parentes em comum ou
* vocês estudaram no mesmo colégio....

Todo acaso se explica de alguma maneira lógica?
Minha vida toda está cheia de acontecimentos do acaso e eu não sei como certas coisas se dão, mas morro de curiosidade de saber....
Será que a única explicação é justamente que nosso mundo é pequeno? Que tudo é apenas uma questão de probabilidades matemáticas??
Um pequeno exemplo...:

Morei durante alguns anos numa cidade minúscula no centro da Alemanha. A cidade tem um nome complicado e não faz parte de nenhuma grande rota de migração humana. No entanto, ouvi português brasileiro sendo falado no meio do pequeno supermercado dessa "aldeia". Fui ver quem falava português ali, além de mim, e vi que era uma senhora com uma criança, o sobrinho dela , como me explicou depois, filho da irmã que tinha vindo do Brasil de visita!

- "Ah....do Brasil?....De onde??"
- "Rio Grande do Sul....e você?"
- "Do Nordeste, perto de Recife!"

A gente ainda bateu um pequeno papo, se despediu e não ouvi mais nada dessas pessoas, ate receber um telefonema da minha irmã de São Paulo...

- "Aconteceu um negócio engraçado hoje aqui em casa..."
- "É?"
- "Sim, eu tive visita hoje, de uma pessoa que participa de um curso que administro...ela é do Rio Grande do Sul...e essa pessoa olhou umas fotos de família num painel na parede, apontou para uma foto sua e disse: "conheço essa mulher!"
- "Foi mesmo??"
- "Foi!"
- "Como é que ela pode me conhecer??"
- "Bem, ela disse que se encontrou contigo num supermercado numa pequena cidade na Alemanha!"

O acaso, é uma força motriz curiosa!
O acaso demonstra claramente, que todos nós estamos de alguma forma interligados!
O acaso é o grande carteador global, que embaralha e distribui  encontros improváveis dos quais surgem as probabilidades, possibilidades e oportunidades, que salvam vidas, matam ou não tem nenhuma consequência no nosso futuro.
O que chamamos de "destino" nada mais é do que você entrar no jogo, receber sua mão, usar os trunfos e vazar o que não é bom....




...e nunca menospreze o acaso (sorte!)...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário