sábado, 29 de outubro de 2011

Você também sofre da "síndrome de status"??

Há doenças e síndromes que assolam o país e que até agora não foram solucionados satisfatoriamente pela ciência. Apesar das causas serem amplamente conhecidas, parece ser impossível impedir sua progressão. A conhecida "juizite", por exemplo, é uma afecção que só acomete os profissionais de uma área restrita , mas já houve contaminação a outros setores, dando causa a patologias conhecidas como "bacharelite", "promotorite" etc. e que, em caso de cronicidade, podem ser explicadas como "síndrome do poder". A mais antiga e mais conhecida dessas síndromes é comumente observada na área de medicina, onde os primeiros casos foram descritos há mais de cem anos, a chamada "síndrome dos Deuses de branco".  Embora as pessoas contaminados não tenham clara percepção do fenomeno, os sintomas são bastante visíveis como a postura empertigada, nariz empinado e olhar arrogante.





Grandes grupos populacionais no entanto estão sendo acometidos por uma afecção cada vez mais comum nos dias atuais, a chamada "síndrome de status". Os sintomas descritos em seguida são facilmente perceptíveis  e  provavelmente todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa acometida por este mal que se destaca em querer ter mais do que o próximo, para demonstrar uma suposta superioridade.
Para isso, ele precisa ter um carro importado mais chique, ter  I-pads, I-pods e I-fones (ou outras marcas com tecnologia ainda mais moderna!), relógios Rolex, bolsas de LouisVuitton, cachorros do tipo Lhasa Apso e roupas que tenham o nome da marca impressa em lugares visíveis! A moléstia comumente é transmitida dos pais para os filhos e os sintomas aparecem já na mais tenra idade, em forma de consumismo desenfreado.






Mas nem tudo está perdido. Como antídoto pode ser injetado um pouco de "bom senso" e uma excelente vacina, ora recomendada, costuma ser a prática do "altruísmo". Como prevenção tem funcionado a boa educação baseada em valores éticos e morais. Tem dado ótimos resultados!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sobre decisões aleatórias...

Que tudo ficou mais caro, todos nós sabemos. Podemos ver isso diariamente. Mas eu gostaria de saber qual é o método que a gerência de uma grande rede de supermercados utiliza, quando quer elevar seus preços.  Convenhamos, há produtos com preços simplesmente injustificáveis, que não podem ser explicados pela inflação, pelos impostos ou qualquer outra influência externa. Qual é então o método para a definição de um preço? Talvez os preços sejam decididos com um prosaico jogo de dados! Eu fico imaginando como o gerente e seus subgerentes se reúnem numa sala, ligam o ar-condicionado e aquele toma a palavra : 
- Meus senhores, estamos hoje aqui reunidos para decidir os preços de mais alguns produtos. O primeiro deles atualmente custa oito reais. Vamos ver então quem dos senhores terá a honra de jogar os dados primeiro...Sr. Franscisco, hoje é sua vez, pode começar. O número maior ganha...!






Bem, outra possibilidade seria decidir a remarcação dos preços com um jogo de arremesso de dardos. Na gerência haveria um grande tabuleiro fixado na parede e o  grupo decidiria os preços mediante  uma lúdica disputa.






Eu estou brincando com ideias, mas hoje em dia tudo é possível! Até mesmo porque até agora tento entender como uma caixinha de chiclete "Mentos" pode custar 10,90 reais. Pensei que talvez o chiclete fosse importado da Austrália, mas verifiquei e li na embalagem: 
"Fabricado Por Perfetti Van Melle Brasil Ltda......Distrito Industrial . Vinhedo. SP"
Depois ainda verifiquei os ingredientes. Pensei que eventualmente tivesse alguma matéria prima valiosa no chiclete , mas só tem uma formula química extensa na embalagem. Nada excepcional!
E o que poderia possivelmente explicar e justificar o preço da castanha de caju vendida nos supermercados?? O mesmo produto que é vendido na orla marítima da nossa cidade por 28 reais o kg, é vendido por 80 reais o kg nas grandes redes!
O recorde de preço absurdo foi batido no entanto por uma sacola de plástico "térmica", que deve ser a mais cara do mundo inteiro. Peguei esse verdadeiro milagre industrial na mão e o examinei minuciosamente. Para minha grande decepção, trata-se de duas finas películas de plástico com um "recheio" de plástico-bolha.





 Nada mais. E o preço dela que realmente só pode ter sido escolhido por arremesso de dardo! Incríveis 32,95 reais!!!
Na verdade acredito que apenas a ganância é a responsável pelos preços mirabolantes de certos produtos. E só há um jeito de mudar isso. O boicote!




                                                                                  









terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sobre questionários e questionamentos




Fui ao Detran hoje. Duas horas do meu precioso tempo perdidas em filas intermináveis.
Meu tributo pago ao Deus da burocracia!
Mas como uso essas situações para treinar minha paciência e observar meus semelhantes, o tempo até que passou rápido.
Depois de uma  boa meia hora , já tinha uma coleção razoável de  papelada na minha mão,

guias de pagamento,

vias para o próximo atendimento e para meu grande divertimento,

um questionário médico.

Dez perguntas para marcar "X", com as possibilidades de resposta "sim" ou "não".
Desejável era, logicamente, que a maioria fosse respondida com "não".
Enquanto lia não pude evitar, tive que dar risada e perguntei ao funcionário mais próximo...

- " Moço, alguém já marcou um "x" no sim em alguma dessas questões??"
- " Ehh, já!"
- " E o que acontece quando alguém faz isso?"
- " Bem....aí vai depender da médica examinadora, né?"
- " Ahã....!"

Pensando nos motoristas que encontro diariamente no trânsito, isso só pode significar que a danada não "reprova" ninguém...

As duas perguntas, que mais provocaram meu riso, foram :
  1. Você faz uso de drogas ilícitas?
  2. Você faz uso não moderado de álcool? 
Ora!

Quem responde a essas duas perguntas com "sim", deve estar sob efeito de pelo menos uma das duas opções, ou uma droga ilícita ou álcool !

Eu creio na utilidade de questionários e perguntas pertinentes, mas acho que a pessoa que desenvolveu esse interrogatório do Detran tinha uma confiança excessiva na honestidade alheia....e assim todo o questionário perdeu sua utilidade!
É preciso ser criterioso nas avaliações...

Questionar é importante, mas respostas aproveitáveis requerem perguntas produtivas !

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como treinar nossa paciência.....com :

Um "simples" telefonema :






Uma voz :       Olá! Você ligou para nosso serviço de atendimento! Para saber se você está em dia com seu pagamento disque 1, para conhecer as mais novas vantagens do seu plano disque 2, para mudar seu plano disque 3, para cancelamentos disque 4, para falar com um dos nossos atendentes disque 5 ou continue na linha.....

Eu :                 aperto o 4

Uma voz :       Obrigada! Você escolheu a opção 4. por favor digite agora pausadamente os números do  seu CPF!

Eu penso :       Aaah não....meu CPF?  Não sei gravado o raio do meu CPF!! Cadê meu CPF?? Está no carro !!! O que que faço agora ???.....

Uma voz :       Por favor, digite pausadamente os números do seu CPF!

Eu ainda pensando :

                      Fala sério!!

Desligo o telefone para buscar meu CPF no carro. A busca leva quinze minutos porque ele não está no carro. Está logicamente na minha bolsa! No sofá da sala! Ligo de novo.

Uma voz :      Olá! Você ligou para nosso serviço de atendimento! Para saber se você está em dia com 
 seu pagamento disque 1, para conhecer as mais novas vantagens do seu plano disque 2, para mudar seu plano disque 3, para cancelamentos disque 4.....

Eu :               aperto rapidamente o 4 !

Uma voz :      Obrigada! Você escolheu a opção 4., por favor digite agora pausadamente os números 
do seu CPF!

Eu :               Digito, pausadamente !

Uma voz :      Obrigada! Você digitou os números  x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x! Está correto ? Fale 
 "sim" ou "não"! Ou digite 1 para "sim" ou 2 para "não"!

Eu :              SIMMMM!!!

Uma voz :     Obrigada! No momento todos os nossos atendentes estão ocupados, mas atenderemos 
você o mais rápido possível............Laaaallallaalllillaalooolllaaaa....dideldedidelda....   (vocês imaginam uma música...tipo: pour Elise!)
Eu :              ...................--------------....................-------------....................----------------...............
Eu :              --------------..................----------------.................-----------------..................------------

Uma voz :    Boa tarde, meu nome é Maria da Silva, em que posso--------tut-tut-tut-tut-tut...

Eu pensando : Não, Não, Não....alôo?? Alôooo??? Alô!!!

Eu :             Iniciando tudo de novo!!!

Para chegar ao grau de mestre Zen , tente num único dia cancelar seu seguro de vida, trocar sua companhia telefônica e mudar seu provedor de Internet. 
      

consumidores conscientes


Tem hora que abro a geladeira e contemplando o vazio percebo que está na hora de ir às compras. Me lembro que quando eu era criança , ir ao supermercado era uma grande diversão. Tantas coisas para ver , tantas coisas que eu queria ter. Confesso que depois de adquirir a responsabilidade financeira, ir às compras ficou bem menos divertido. Hoje coloco minhas compras no carrinho quase automaticamente ... feijão, arroz, farinha de trigo, cuscuz, carne...etc,etc. Até que num certo dia, depois ter assistido a uma reportagem sobre propaganda enganosa, fui prestar mais atenção na hora de pôr minhas compras. Fui ler, ou melhor, tentei ler as descrições nas embalagens. As letras eram tao miúdas , que fiquei com dor de cabeça. Mas ainda assim eu li! E me espantei! Há produtos alimentícios que o conteúdo parece com a bula de um medicamento. Só que não tem as contra-indicações, que em alguns casos deveria ter, tipo : Atenção! Ao consumir este produto, seus olhos podem começar a lacrimejar, seu corpo pode ficar cheio de pequenas bolotas vermelhas e eventualmente seu estômago te entrega a bandeira branca! Vou dar dois exemplos simples aqui. O creme de leite e o creme "tipo" chantilly (de chocolate):

creme de leite, leite em pó, estabilizantes goma xantana,goma jataí, goma guar, carragena, fosfato dissódico e citrato de sódio.
É um bocado de goma! O creme "tipo" chantilly tem uma bula mais interessante e enigmática ainda...
Água, gordura vegetal hidrogenada, açúcar, cacau, sal, espessantes: sorbitol, hidroxipropilcelulose, emulsificantes: caseinato de sódio, mono e diglicerídeos de ácidos graxos, lecitina de soja, estearoil lactilato de sódio, corantes artificiais: azul brilhante, vermelho 40, amarelo crepúsculo, tartrazina e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Colorido artificialmente
Gostei muito do "amarelo crepúsculo", é romântico!
Há um lobby contra a gordura. Produtos que nos dias de hoje querem posar como saudáveis, tem na sua embalagem escrito "sem gordura", no mínimo, ou mais moderno ainda: " sem gordura-trans"(que passou a ser a palavra mágica da vez!). Isso faz com que aumentam as vendas , mas nao necessariamente a saúde dos consumidores. A gordura é um ingrediente que "carrega" o sabor e conforme as indústrias retiram a gordura dos seus produtos, eles precisam aumentar as quantias de sal e açúcar nos mesmos, para que possam ainda ter algum tipo de sabor.
Um dos produtos mais repletos de química é o refrigerante de laranja. O nome da fruta inspirou as indústrias, que aqui no Brasil fabricam os refrigerantes de laranja na cor indicada : laranja!
Estranhamente no exterior os refrigerantes de laranja são de um pálido amarelo, talvez os consumidores de lá não apreciam tanto os corantes nas suas vidas. Até porque há um aumento de alergias alimentares mundialmente devido ao uso de corantes e aromatizantes nos alimentos.
Muito embora no Brasil o morango seja cultivado amplamente, as indústrias insistem em vender produtos de morango sem que esses tenham visto qualquer morango na sua existência. O cor-de-rosa e o sabor derivam da "deliciosa" mistura dos corantes e dos aromatizantes.
Somente consumidores mais críticos podem alterar o comportamento da indústria, porque essa só fabrica  aquilo que consegue vender. Se os produtos encalham nos supermercados e as reclamações se multiplicam , eles tentam melhorar a qualidade dos seus produtos.
Nós consumidores devemos ficar mais atentos para promover uma tal mudança.

Micos...!!!



Eu adoro cartões postais. Tenho uma grande coleção de cartões postais, daqueles que tem dizeres engraçados ou pensativos. Alguns deles comprei por serem lemas na minha vida, poucas palavras que resumem uma posição minha diante da vida, que algumas vezes pode ser complicada. De vez em quando pego essa minha coleção e fico curtindo. Um deles diz :
                   "No brain, no headache"...traduzindo : "sem cérebro, sem dores de cabeça"
Penso que ele tem muita aplicação em várias ocasiões na vida diária... ! Um outro que gosto muito é :
         " Quem nunca envergonhou seus filhos, nunca curtiu a vida verdadeiramente"
         Tem algo mais verdadeiro do que essa frase? Há inúmeras vezes na minha vida que faço meus filhos morrer de vergonha de mim, o que de outro lado, aumenta minha diversão. Me divirto com a vergonha deles! Imaginem a cena. Eu, cansada e apressada no calor do meio-dia, ou seja, sentidos 40° graus, levando a criançada pra escola, tendo que parar de cem em cem metros por causa dos sinais de trânsito, as janelas abertas porque o ar-condicionado acabou de me deixar na mão e um crescente desespero porque os meninos estão aparentemente se matando no banco traseiro e eu tenho que aguentar a resultante gritaria! O que que faço? Ligo o som! Com meu CD preferido, música de rock pesado, Linkin Park, minha banda preferida. E canto junto! Bem alto! Bato minha mão no ritmo da música , balanço o corpo junto. De fato, deve ser muito engraçado para quem observa a cena de um ponto externo. Mas estou lá, com o maior sorriso na cara, bem mais feliz e tranquila. O "zumzumzum..." dos meninos fica inaudível, eles de fato precisariam gritar pra poderem se comunicar comigo, estou em outro mundo que acabei de criar pra mim. Posso ficar atenta  pra rua e ao mesmo tempo ficar menos estressada com tudo que me cerca. A vida é bela, pelo menos pra mim e pelo menos no momento! Já meus filhos se abaixam nos assentos dos carros, não querem ser vistos saindo do carro daquela mãe doida. Que gosta de Rock, Rap, Hip-Hop em vez de MPB....ai meu Deus mamãe!!!...EMINEM???? Isso não pode ser normal!!! QUE MICOOOOOOOO!!!
Esse grito escutei muito convivendo com meus filhos : que micooooo!!!
Hoje em dia já não preciso mais levar filhos pra escola, mas em situações de estresse retorno ao hábito de aumentar o volume do som e cantar junto. Atualmente uma música chamada "don´t stop !" de "Foster the people". Um novo lema na minha vida. " Não pare !" Não pare de curtir a vida, mesmo que isso faça seus filhos pagarem um mico!

domingo, 23 de outubro de 2011

Acordem, mulheres!!!


Socorro!!! Li na semana passada a entrevista (curta) da "mulher maçã" na revista "Veja". Antes disso eu já tinha ouvido falar da "mulher melancia", da "mulher melão", da "mulher moranguinho", da "mulher jaca" (como pode isso???) e igualmente incrível, da "mulher filé". Elas são dançarinas de um estilo musical que eu pessoalmente acho abominável, mas isso é problema de quem gosta de escutar esse tipo de música. Desde essa breve entrevista da "Veja" com a "mulher maçã " que lamenta muito a morte de "Esteve Jobes"(sic!) estou querendo escrever sobre a "imagem da mulher brasileira", um fenômeno que tenho observado há anos!
Primeiro há a imagem da mulher brasileira fora do Brasil, que já não é muito elogiosa. A mulher brasileira na cabeça dos estrangeiros tem um corpão, dança Samba, fala alto e muito, procura um marido estrangeiro próspero e é "fácil"! Uma brasileira que não se encaixa nesse perfil é visto com certo espanto....mas tudo bem, sabemos que os estrangeiros generalizam e estereotipam (assim como os brasileiros fazem quando pensam nos alemães por exemplo, sempre usando sandálias com meias brancas até o joelho e uma caneca de um litro de cerveja na mão!)...daí, o que me interessa muito mais é a imagem das mulheres brasileiras no Brasil.
Como é que elas se vêem nos dias atuais? Quais são suas conquistas e como elas se projetam no futuro? Quais são seus anseios e suas vontades e como é que elas vêem o futuro das suas filhas?
O que eu tenho lido e visto ultimamente tem me preocupado. Porque a imagem das mulheres brasileiras no Brasil tem sido (ao meu ver, obviamente) distorcida. Um pouco como se o único efeito da "emancipação"  tivesse sido a colocação das mulheres no mercado de trabalho.
E as "mulheres salada-de fruta" tem sido bons exemplos disso. Embora para ser justa, não apenas dançarinas funk, como também diversas mulheres de outras classes (como a classe política...) que aparecem em entrevistas nas mídias tem me dado vontade de gritar ( me lembrei agora de umas declarações da esposa de um famoso jogador de futebol....)!!!
A questão é, como nós mulheres queremos ser vistas pelos homens? E a resposta deveria ser :
"como iguais em deveres , direitos e capacidades"!!!
***
Só que a imagem que a mídia e as próprias mulheres têm passado, é bem diferente! As revistas, a TV e a Internet estão cheios de artigos, filmes e piadas que reforçam a imagem caricata das mulheres. Quem leu a brevíssima entrevista da "querendo-ser-famosa" mulher maçã, não tem dúvida em generalizar, que mulheres devem ser, digamos de forma gentil, estúpidas de tirar o fôlego! Os artigos da grande maioria das revistas, tanto as sérias como as de fofoca, mostram que as maiores preocupações da mulher atual são :
ter o corpo em forma pro verão para ficar bem de bikini,
ser "gostosa",
conseguir satisfazer sexualmente o marido ou namorado,
colecionar bolsas e sapatos,
conseguir ou não um namorado e
qual seria a mais adequada hora de ter sexo, logo no primeiro encontro ou só depois?
***
Mulheres fúteis, interesseiras e vazias, mas gostosas. Essa é a imagem atual da mulher brasileira, generalizando, é claro! Mas é isso que está sendo passado.
Quando vejo na TV meninas que estão numa fila durante dias com suas mães para conseguir um ingresso pra assistir um show de Justin Bieber, tendo ataques histéricos ao vê-lo (com aplauso das mães, é claro!), meu senso crítico fica atiçado. Quando meninas da quarta e quinta série ( ou quarto e quinto ano) já vão a escola com maquiagem carregada e um celular I-Phone, fico bastante preocupada com os valores que estão sendo passados por seus pais.
Eu gostaria poder passar outros valores para as meninas. Eu gostaria que elas soubessem que um corpo saudável é mais importante do que ter um corpo gostoso com seios de silicone, que é mais importante se preocupar com pessoas menos favorecidas do que se preocupar em ter o mais moderno celular do mercado, que um trabalho interessante e gratificante, ser corajosa, batalhadora e feliz é mais importante do que passar as tardes num Shopping escolhendo o vigésimo quarto par de sapato.
Que ser fútil é ser feia.
Que o conhecimento e uma boa educação nunca saem da moda e pode levá-las para longe e realizar tudo o que desejam.
Acordem, mulheres!!!

Um breve ensaio sobre o egoísmo

Uma das caraterísticas mais fortes do ser humano é o egoísmo. Claro que todos nós somos em algum ponto da nossa vida egoístas e as vezes o egoísmo é necessário. Mas se ele passa a ser a caraterística predominante de um país inteiro, ele impossibilita a convivência pacífica a médio e longo prazo.
Pior é que o egoísmo nem sempre é visto como algo nocivo, ou seja, uma pessoa com atitudes egoístas nem sempre percebe que seu comportamento prejudica outros, querem ver?
No trânsito por exemplo é algo quase gritante. Egoístas são todos aqueles que estacionam seu carro não somente na porta de um estabelecimento (geralmente logo embaixo daquela placa bem grande que avisa que o estacionamento é proibido!) , como ainda estacionariam dentro do próprio, se isso fosse possível ou também aqueles que estacionam com a maior cara-de-pau nas vias dos pedestres, em filas duplas e nas ciclovias (quando há!) ou nas vagas para deficientes. São os fofinhos que furam filas, os que largam seus carrinhos de supermercado no meio do caminho enquanto alegremente batem papo com um/a amigo/a há muito tempo não visto e aqueles que abrem as embalagens pra experimentar as uvas (preferencialmente) ou o iogurte, mas que nem pensam em comprar o produto ( uma atitude pela qual todos nós pagamos, já que os supermercados repassam seus prejuízos aos clientes aumentando os preços dos produtos!), e aqueles que ficam nas filas dos caixas preferenciais sem serem idosos, deficientes ou gestantes. Porém os egoístas mais perigosos são os que dirigem sem carteira de habilitação e também os que dirigem embriagados  (as vezes as duas coisas juntas o que tem rendido muitos atropelamentos e mortes ultimamente), como também aqueles que votam em certos políticos por acreditar que terão benefícios pessoais. Menos perigosa porém muito chata é aquela espécie de troglodita egoísta que obriga outros a ouvir suas músicas prediletas com aquele equipamento de som super potente na mala do carro em lugares públicos.
Pela gravidade dos prejuízos que causam, não podemos esquecer aqueles  que tem um emprego público fantasma...na prefeitura, no estado, no governo federal..., os que desviam verbas de ONGs, hospitais e escolas públicas e os que não pagam seus impostos corretamente!
A impunidade que assola o país nasceu do egoísmo daqueles que em vez de visar um bem maior comunitário, preferem conseguir  benefícios pessoais engavetando processos ou vendendo sentenças , como tem acontecido Brasil afora.
O que é o famoso "jeitinho brasileiro" senão egoísmo na sua forma mais bruta? Mas a grande maioria não só aceita, como também usa bastante esse artifício!
Até o crescimento das igrejas evangélicas revela uma preferência popular pelo egoísmo, tanto dos pastores, como também da maioria das "ovelhas" em questão. Há quem muda de igreja apenas pelos benefícios pessoais prometidos e o lema maior das correntes da teologia da prosperidade é em primeiro lugar o benefício material pessoal .


O que podemos observar então é, que a raiz de todo mal é o egoísmo e se queremos ter um país melhor no futuro, devemos combater em nossos lares, nossos hábitos tão nocivos. Não podemos resolver todos os problemas de toda população mundial, mas podemos sim, mudar nossa vida e a de quem está próximo de nós. Podemos educar melhor os nossos filhos e com isso mudar nosso futuro!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alergias audio-visuais

Estou ficando alérgica contra poluição visual e auditiva. Adesivos com dizeres ultra-religiosos e sem sentido tem me incomodado bastante , já que eles causam em mim uma espécie de coceira cerebral , que ora me faz rir histericamente, ora me traz uma tristeza profunda ou na pior da hipóteses, causa um nó na minha cabeça, geralmente por não saber se é pra rir ou pra chorar! Para deixar muito claro, eu não tenho nada contra pessoas religiosas, afinal das contas, cada um tem o direito de acreditar em que quiser, mas vocês podem me dizer qual é o sentido de frases como "Esse carro é 100% de Jesus" ou "esse carro foi Deus que me deu" ou então essas que já vi também "Este veiculo pode ficar desgovernado quando eu for arrebatado" e a pior  "incendeia tua noiva, Senhor"(Como assim???). Eu realmente não sei porque certas pessoas ligam uma ideia espiritual a uma coisa tão mundana e materialista como um carro! Afinal das contas, Deus é dono de uma concessionária?? Ele vende seguros ou dá habilitação???




Também desenvolvi uma alergia auditiva, que me dá calafrios ou náuseas, dependendo da ocasião. Eu a  tenho sempre quando escuto música gospel de gosto e letra duvidosa em termos musicais e que está se proliferando como fungo, pastores com alto-falantes tentando me converter a sua corrente ideológica ou pessoas ao meu redor que frequentemente gritam frases de efeito como "mas Deus é maior", "Mas com a Fé em Deus...", "Deus te ama!". Provavelmente minha alergia é causada pelo choque que recebo ao sentir claramente a discrepância entre aquilo que essas pessoas falam e seu comportamento.  Ao longo dos anos observei, que as pessoas que mais alto gritam que Deus é maior, são justamente os que mostram através dos seu atos que são pessoas sem compaixão, sem moralidade e sem nenhum tipo de ética! Exatamente por isso eles sentem a necessidade de falar o tempo todo da sua suposta Fé em Deus...pra convencer a si mesmos e a outros que estão por perto, que eles são pessoas de bem. São os mestres da falsidade . Com sua frases eles apenas profanam a Fé.
Minha alergia tem aumentado, conforme a quantia de pessoas dessa estirpe tem aumentado  e não tenho mais esperanças de melhora.























quarta-feira, 19 de outubro de 2011

otimismo fictício



Ontem a noite fui dar uma folheada na revista Época , que curiosamente fala sobre o otimismo do povo brasileiro. Bem, eu não sei mesmo como vocês se sentem , mas quando eu vejo o jornal não fico exatamente otimista. Meus olhos então ficaram presos num trecho do artigo que eu vou compartilhar aqui com vocês e gostaria saber se vocês vão estranhar tanto quanto eu.
Em 1998, o casal Maricleide dos Santos e Jubiratan Calmon vendia frango em uma feira em São Paulo. Hoje, eles estão separados, mas continuam trabalhando juntos. Jubiratan, de 36 anos, ainda mora na periferia. É dono de diversas barracas. Maricleide, de 40 , também melhorou de vida. Até foi assaltada pela primeira vez em 2007.
 Quem de vocês percebeu a aberração do cotidiano nesse pequeno trecho? Para quem eventualmente não conseguiu ver nada demais vou repetir o trechinho mais importante :
ATÉ FOI ASSALTADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 2007!!!
***
Coisas que passaram na minha cabeça de imediato ...em que lugar completamente louco e irreal estamos vivendo se a avaliação do nosso bem-estar, a melhoria da nossa vida, fica a depender de ter sido assaltado??? Se você não foi assaltado ainda meu bem, você não conseguiu nada ainda na vida....
Outra coisa que me passou foi o fato que conheço muita gente humilde sem bens materiais que também já foram assaltados, o que no mínimo é algo contraditório.
Há alguma coisa muito errado acontecendo nesse país e com o povo brasileiro. Ora, quem me conhece sabe que há poucas pessoas no mundo mais otimistas do que eu , mas  isso aqui já não é otimismo ou pessimismo. Isso é a total falta de realidade e um desejo desesperado de projetar mentalmente um lugar fictício, onde todas as coisas ruins são magicamente transformados em coisas boas. Só nesse lugar fictício, ser assaltado pode ser considerado algo muito bom, porque demonstra como você deve estar bem financeiramente. A conclusão real é  que o povo brasileiro não é nem um pouco otimista! Está desesperado, isso sim!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Olham só que vídeo legal...

http://www.youtube.com/watch?v=XLQ7bj48zug

No supermercado...


Alguém aí tem ultimamente notado o "sobe,sobe" dos preços nos supermercados e mercadinhos? Bem que isso já é notícia velha. Qualquer pessoa que faz compras regularmente sabe que os preços tem aumentado as vezes diariamente e as vezes semanalmente. Nem me espanto mais. A razão atual dessa postagem não é a carestia e sim, o comportamento dos meus queridos semelhantes. Quem de vocês já passou mais do que uma meia hora numa fila do caixa? Vocês ainda se lembram porque? Vocês culparam a quantia demasiadamente pequena de caixas disponíveis? Porque é que mesmo num supermercado quase vazio as filas geralmente são tão lentas e gigantescas?
Bem , apesar de que de fato há funcionários lentos e os produtos as vezes vem com preço errado e os caixas são poucos mesmo , há um vilão bem maior que atrapalha terrivelmente todo fluxo. Vocês sabem quem ? Sim, somos nós , os consumidores.
Vocês poderiam na próxima  vez que vão as compras só por brincadeira observar os clientes que estão na sua frente na fila. É revelador!
Hoje em dia , pra não entrar em desespero na fila , ocupo meu tempo nessas observacoes. Primeiramente o primeiro da fila vai tirando os produtos do carrinho , atentamente observando os preços q aparecem na telinha do computador, enquanto observa pára de tirar os próximos produtos.Em vez de já embalar os produtos quando não há um funcionário disponível para tal, ele deixa tudo se acumular. Quando termina , ele repentinamente se lembra que esqueceu do queijo coalho que se encontra logicamente no ponto mais longe possível do caixa. Há então duas possibilidades : o funcionário do caixa chama um outro funcionário que se dispõe a buscar o produto desejado ou o próprio cliente manda um familiar ou ele mesmo vai buscar "rapidinho". Quando essa novela termina , começa outra : o pagamento! Dependendo da rede de supermercado tudo pode ser dividido em duas ou dez vezes com juros e correcao monetária. Geralmente o cliente precisa uns minutos pra decidir qual a melhor das opcoes e pasmem , nenhuma das suas compras foi embalado ainda. Isso será feito pelo funcionário do caixa em câmera lenta enquanto sua barba está crescendo a olhos vistos.
Muitas vezes pensei que se isso aconteceria num supermercado na Alemanha haveria um linchamento. Apesar de lá não ter trinta caixas disponíveis e sim , apenas dois ou três , nunca esperei na fila mais do que dez minutos. Simplesmente porque o cliente embala os produtos enquanto o caixa passa. Dá tranquilamente de observar a tela do computador e embalar ao mesmo tempo.Enquanto suas coisas vão sumindo da esteira, o próximo cliente já esta colocando seus produtos. O caixa geralmente passa com muita velocidade e ninguém se atreveria buscar ainda algum produto esquecido , a não ser que o produto na esteira tem algum problema detectado na hora, como uma embalagem rasgada e vazando.
Algumas pessoas podem agora dizer que não dispensam o serviço de embalagem . Fala sério! Qual é a vantagem desse serviço? Analisem o seguinte. Nos supermercados que eu conheço , minhas compras são embaladas em no mínimo vinte a trinta sacolinhas bem fininhas que rasgam com facilidade , razão pela qual os embaladores usam muitas vezes mais do que uma para embalar no máximo dois produtos. No mundo atual, com nossas taxas de poluição ambiental altíssimas , será que é bom ter a cada compra vinte a trinta sacolinhas boiando na sua cozinha? E quantas dessas sacolinhas você consegue aproveitar? Já vi embalador que fazia uns nós que era necessário rasgar a sacola pra poder tirar a compra e o que se faz com uma sacola rasgada? Vocês sabem o que acontece com as sacolinhas que vão ao lixo? Exatamente , são aquelas que ficam depois na sarjeta entupindo os bueiros ou voando com o vento ou que ficam penduradas nas plantas dos canteiros da cidade, uma bela vista! Mas agora vocês vão dizer que isso não acontece com vocês, porque usam aquelas sacolas não descartáveis que estão a venda nos caixas. Tudo bem , mas porque é que vocês não embalam vocês mesmos suas compras? Será que isso é uma tarefa tão árdua? Difícil? Complicado ??
Qual é gente? Tudo mundo gostaria fazer as compras , ficar na fila por pouco tempo pra poder voltar pra casa , portanto seria interessante se tudo mundo ajudasse para agilizar o serviço.Isso é que é cidadania aplicada. Respeitar o tempo dos meus semelhantes, nao pensar apenas em mim mesmo. Porque enquanto o caixa embala os seus produtos , ele não pode atender outra pessoa! Enquanto você vai buscar um produto que esqueceu os outros não podem ser atendidos. Mas a verdade é que brasileiro não gosta de reclamar. Todos ficam pacientemente aguentando a falta de respeito dos outros.
Precisamos aprender a reclamar!