quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sobre decisões aleatórias...

Que tudo ficou mais caro, todos nós sabemos. Podemos ver isso diariamente. Mas eu gostaria de saber qual é o método que a gerência de uma grande rede de supermercados utiliza, quando quer elevar seus preços.  Convenhamos, há produtos com preços simplesmente injustificáveis, que não podem ser explicados pela inflação, pelos impostos ou qualquer outra influência externa. Qual é então o método para a definição de um preço? Talvez os preços sejam decididos com um prosaico jogo de dados! Eu fico imaginando como o gerente e seus subgerentes se reúnem numa sala, ligam o ar-condicionado e aquele toma a palavra : 
- Meus senhores, estamos hoje aqui reunidos para decidir os preços de mais alguns produtos. O primeiro deles atualmente custa oito reais. Vamos ver então quem dos senhores terá a honra de jogar os dados primeiro...Sr. Franscisco, hoje é sua vez, pode começar. O número maior ganha...!






Bem, outra possibilidade seria decidir a remarcação dos preços com um jogo de arremesso de dardos. Na gerência haveria um grande tabuleiro fixado na parede e o  grupo decidiria os preços mediante  uma lúdica disputa.






Eu estou brincando com ideias, mas hoje em dia tudo é possível! Até mesmo porque até agora tento entender como uma caixinha de chiclete "Mentos" pode custar 10,90 reais. Pensei que talvez o chiclete fosse importado da Austrália, mas verifiquei e li na embalagem: 
"Fabricado Por Perfetti Van Melle Brasil Ltda......Distrito Industrial . Vinhedo. SP"
Depois ainda verifiquei os ingredientes. Pensei que eventualmente tivesse alguma matéria prima valiosa no chiclete , mas só tem uma formula química extensa na embalagem. Nada excepcional!
E o que poderia possivelmente explicar e justificar o preço da castanha de caju vendida nos supermercados?? O mesmo produto que é vendido na orla marítima da nossa cidade por 28 reais o kg, é vendido por 80 reais o kg nas grandes redes!
O recorde de preço absurdo foi batido no entanto por uma sacola de plástico "térmica", que deve ser a mais cara do mundo inteiro. Peguei esse verdadeiro milagre industrial na mão e o examinei minuciosamente. Para minha grande decepção, trata-se de duas finas películas de plástico com um "recheio" de plástico-bolha.





 Nada mais. E o preço dela que realmente só pode ter sido escolhido por arremesso de dardo! Incríveis 32,95 reais!!!
Na verdade acredito que apenas a ganância é a responsável pelos preços mirabolantes de certos produtos. E só há um jeito de mudar isso. O boicote!




                                                                                  









Nenhum comentário:

Postar um comentário