terça-feira, 18 de outubro de 2011

No supermercado...


Alguém aí tem ultimamente notado o "sobe,sobe" dos preços nos supermercados e mercadinhos? Bem que isso já é notícia velha. Qualquer pessoa que faz compras regularmente sabe que os preços tem aumentado as vezes diariamente e as vezes semanalmente. Nem me espanto mais. A razão atual dessa postagem não é a carestia e sim, o comportamento dos meus queridos semelhantes. Quem de vocês já passou mais do que uma meia hora numa fila do caixa? Vocês ainda se lembram porque? Vocês culparam a quantia demasiadamente pequena de caixas disponíveis? Porque é que mesmo num supermercado quase vazio as filas geralmente são tão lentas e gigantescas?
Bem , apesar de que de fato há funcionários lentos e os produtos as vezes vem com preço errado e os caixas são poucos mesmo , há um vilão bem maior que atrapalha terrivelmente todo fluxo. Vocês sabem quem ? Sim, somos nós , os consumidores.
Vocês poderiam na próxima  vez que vão as compras só por brincadeira observar os clientes que estão na sua frente na fila. É revelador!
Hoje em dia , pra não entrar em desespero na fila , ocupo meu tempo nessas observacoes. Primeiramente o primeiro da fila vai tirando os produtos do carrinho , atentamente observando os preços q aparecem na telinha do computador, enquanto observa pára de tirar os próximos produtos.Em vez de já embalar os produtos quando não há um funcionário disponível para tal, ele deixa tudo se acumular. Quando termina , ele repentinamente se lembra que esqueceu do queijo coalho que se encontra logicamente no ponto mais longe possível do caixa. Há então duas possibilidades : o funcionário do caixa chama um outro funcionário que se dispõe a buscar o produto desejado ou o próprio cliente manda um familiar ou ele mesmo vai buscar "rapidinho". Quando essa novela termina , começa outra : o pagamento! Dependendo da rede de supermercado tudo pode ser dividido em duas ou dez vezes com juros e correcao monetária. Geralmente o cliente precisa uns minutos pra decidir qual a melhor das opcoes e pasmem , nenhuma das suas compras foi embalado ainda. Isso será feito pelo funcionário do caixa em câmera lenta enquanto sua barba está crescendo a olhos vistos.
Muitas vezes pensei que se isso aconteceria num supermercado na Alemanha haveria um linchamento. Apesar de lá não ter trinta caixas disponíveis e sim , apenas dois ou três , nunca esperei na fila mais do que dez minutos. Simplesmente porque o cliente embala os produtos enquanto o caixa passa. Dá tranquilamente de observar a tela do computador e embalar ao mesmo tempo.Enquanto suas coisas vão sumindo da esteira, o próximo cliente já esta colocando seus produtos. O caixa geralmente passa com muita velocidade e ninguém se atreveria buscar ainda algum produto esquecido , a não ser que o produto na esteira tem algum problema detectado na hora, como uma embalagem rasgada e vazando.
Algumas pessoas podem agora dizer que não dispensam o serviço de embalagem . Fala sério! Qual é a vantagem desse serviço? Analisem o seguinte. Nos supermercados que eu conheço , minhas compras são embaladas em no mínimo vinte a trinta sacolinhas bem fininhas que rasgam com facilidade , razão pela qual os embaladores usam muitas vezes mais do que uma para embalar no máximo dois produtos. No mundo atual, com nossas taxas de poluição ambiental altíssimas , será que é bom ter a cada compra vinte a trinta sacolinhas boiando na sua cozinha? E quantas dessas sacolinhas você consegue aproveitar? Já vi embalador que fazia uns nós que era necessário rasgar a sacola pra poder tirar a compra e o que se faz com uma sacola rasgada? Vocês sabem o que acontece com as sacolinhas que vão ao lixo? Exatamente , são aquelas que ficam depois na sarjeta entupindo os bueiros ou voando com o vento ou que ficam penduradas nas plantas dos canteiros da cidade, uma bela vista! Mas agora vocês vão dizer que isso não acontece com vocês, porque usam aquelas sacolas não descartáveis que estão a venda nos caixas. Tudo bem , mas porque é que vocês não embalam vocês mesmos suas compras? Será que isso é uma tarefa tão árdua? Difícil? Complicado ??
Qual é gente? Tudo mundo gostaria fazer as compras , ficar na fila por pouco tempo pra poder voltar pra casa , portanto seria interessante se tudo mundo ajudasse para agilizar o serviço.Isso é que é cidadania aplicada. Respeitar o tempo dos meus semelhantes, nao pensar apenas em mim mesmo. Porque enquanto o caixa embala os seus produtos , ele não pode atender outra pessoa! Enquanto você vai buscar um produto que esqueceu os outros não podem ser atendidos. Mas a verdade é que brasileiro não gosta de reclamar. Todos ficam pacientemente aguentando a falta de respeito dos outros.
Precisamos aprender a reclamar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário