terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sobre questionários e questionamentos




Fui ao Detran hoje. Duas horas do meu precioso tempo perdidas em filas intermináveis.
Meu tributo pago ao Deus da burocracia!
Mas como uso essas situações para treinar minha paciência e observar meus semelhantes, o tempo até que passou rápido.
Depois de uma  boa meia hora , já tinha uma coleção razoável de  papelada na minha mão,

guias de pagamento,

vias para o próximo atendimento e para meu grande divertimento,

um questionário médico.

Dez perguntas para marcar "X", com as possibilidades de resposta "sim" ou "não".
Desejável era, logicamente, que a maioria fosse respondida com "não".
Enquanto lia não pude evitar, tive que dar risada e perguntei ao funcionário mais próximo...

- " Moço, alguém já marcou um "x" no sim em alguma dessas questões??"
- " Ehh, já!"
- " E o que acontece quando alguém faz isso?"
- " Bem....aí vai depender da médica examinadora, né?"
- " Ahã....!"

Pensando nos motoristas que encontro diariamente no trânsito, isso só pode significar que a danada não "reprova" ninguém...

As duas perguntas, que mais provocaram meu riso, foram :
  1. Você faz uso de drogas ilícitas?
  2. Você faz uso não moderado de álcool? 
Ora!

Quem responde a essas duas perguntas com "sim", deve estar sob efeito de pelo menos uma das duas opções, ou uma droga ilícita ou álcool !

Eu creio na utilidade de questionários e perguntas pertinentes, mas acho que a pessoa que desenvolveu esse interrogatório do Detran tinha uma confiança excessiva na honestidade alheia....e assim todo o questionário perdeu sua utilidade!
É preciso ser criterioso nas avaliações...

Questionar é importante, mas respostas aproveitáveis requerem perguntas produtivas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário