domingo, 23 de outubro de 2011

Acordem, mulheres!!!


Socorro!!! Li na semana passada a entrevista (curta) da "mulher maçã" na revista "Veja". Antes disso eu já tinha ouvido falar da "mulher melancia", da "mulher melão", da "mulher moranguinho", da "mulher jaca" (como pode isso???) e igualmente incrível, da "mulher filé". Elas são dançarinas de um estilo musical que eu pessoalmente acho abominável, mas isso é problema de quem gosta de escutar esse tipo de música. Desde essa breve entrevista da "Veja" com a "mulher maçã " que lamenta muito a morte de "Esteve Jobes"(sic!) estou querendo escrever sobre a "imagem da mulher brasileira", um fenômeno que tenho observado há anos!
Primeiro há a imagem da mulher brasileira fora do Brasil, que já não é muito elogiosa. A mulher brasileira na cabeça dos estrangeiros tem um corpão, dança Samba, fala alto e muito, procura um marido estrangeiro próspero e é "fácil"! Uma brasileira que não se encaixa nesse perfil é visto com certo espanto....mas tudo bem, sabemos que os estrangeiros generalizam e estereotipam (assim como os brasileiros fazem quando pensam nos alemães por exemplo, sempre usando sandálias com meias brancas até o joelho e uma caneca de um litro de cerveja na mão!)...daí, o que me interessa muito mais é a imagem das mulheres brasileiras no Brasil.
Como é que elas se vêem nos dias atuais? Quais são suas conquistas e como elas se projetam no futuro? Quais são seus anseios e suas vontades e como é que elas vêem o futuro das suas filhas?
O que eu tenho lido e visto ultimamente tem me preocupado. Porque a imagem das mulheres brasileiras no Brasil tem sido (ao meu ver, obviamente) distorcida. Um pouco como se o único efeito da "emancipação"  tivesse sido a colocação das mulheres no mercado de trabalho.
E as "mulheres salada-de fruta" tem sido bons exemplos disso. Embora para ser justa, não apenas dançarinas funk, como também diversas mulheres de outras classes (como a classe política...) que aparecem em entrevistas nas mídias tem me dado vontade de gritar ( me lembrei agora de umas declarações da esposa de um famoso jogador de futebol....)!!!
A questão é, como nós mulheres queremos ser vistas pelos homens? E a resposta deveria ser :
"como iguais em deveres , direitos e capacidades"!!!
***
Só que a imagem que a mídia e as próprias mulheres têm passado, é bem diferente! As revistas, a TV e a Internet estão cheios de artigos, filmes e piadas que reforçam a imagem caricata das mulheres. Quem leu a brevíssima entrevista da "querendo-ser-famosa" mulher maçã, não tem dúvida em generalizar, que mulheres devem ser, digamos de forma gentil, estúpidas de tirar o fôlego! Os artigos da grande maioria das revistas, tanto as sérias como as de fofoca, mostram que as maiores preocupações da mulher atual são :
ter o corpo em forma pro verão para ficar bem de bikini,
ser "gostosa",
conseguir satisfazer sexualmente o marido ou namorado,
colecionar bolsas e sapatos,
conseguir ou não um namorado e
qual seria a mais adequada hora de ter sexo, logo no primeiro encontro ou só depois?
***
Mulheres fúteis, interesseiras e vazias, mas gostosas. Essa é a imagem atual da mulher brasileira, generalizando, é claro! Mas é isso que está sendo passado.
Quando vejo na TV meninas que estão numa fila durante dias com suas mães para conseguir um ingresso pra assistir um show de Justin Bieber, tendo ataques histéricos ao vê-lo (com aplauso das mães, é claro!), meu senso crítico fica atiçado. Quando meninas da quarta e quinta série ( ou quarto e quinto ano) já vão a escola com maquiagem carregada e um celular I-Phone, fico bastante preocupada com os valores que estão sendo passados por seus pais.
Eu gostaria poder passar outros valores para as meninas. Eu gostaria que elas soubessem que um corpo saudável é mais importante do que ter um corpo gostoso com seios de silicone, que é mais importante se preocupar com pessoas menos favorecidas do que se preocupar em ter o mais moderno celular do mercado, que um trabalho interessante e gratificante, ser corajosa, batalhadora e feliz é mais importante do que passar as tardes num Shopping escolhendo o vigésimo quarto par de sapato.
Que ser fútil é ser feia.
Que o conhecimento e uma boa educação nunca saem da moda e pode levá-las para longe e realizar tudo o que desejam.
Acordem, mulheres!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário